Ícone do site Pérola News

Artistas ladarenses passam por reciclagem através de oficina teatral

Artistas mostraram muito entusiasmo durante a oficina

A Prefeitura de Ladário, através da Fundação Municipal de Cultura proporcionou para os artistas locais uma oficina de reciclagem teatral com o Grupo de Teatro Tesouro Pantaneiro, com duração total de 20 horas. O Grupo de Teatro Tesouro Pantaneiro, é coordenado por Cecília Oliveira, e é formado por atores da terceira idade, que integram a Feliz Idade e a Associação dos Aposentados e Pessoas Idosas de Ladário (AAPIL).

Para uma das integrantes do grupo considerada pelos seus colegas a mais participativa da oficina, as aulas lhe trouxeram grandes aprendizados, além de uma imensa vontade de recomeçar, ” vir para cá durante esses meses, fez com que, eu, esquecesse dos problemas, estava doente, triste e agora melhorei, estou muito bem e feliz. Estar aqui, me despertou uma vontade grande de voltar a estudar, aprimorar meus conhecimentos e ser uma pessoa melhor”, contou.

A iniciativa surgiu do propósito de viabilizar um meio em que os artistas passassem por uma fase de reciclagem. A proposta da Oficina de Teatro era de motivar e impulsionar os artistas com técnicas de interpretação aplicadas na formação do ator, assim, como o trabalho realizado para a consciência corporal e a utilização da voz.

As aulas foram ministradas por dois profissionais reconhecidos no ramo do teatro, Carla Soares formada em Artes Cênicas (licenciatura) pela UNIRIO e Salim Haqzan, formado pela Escola de Teatro Macunaíma, de São Paulo, e formado em Letras – Habilitação Português/Inglês, pela Universidade de Mato Grosso do Sul.

De acordo com a Diretora Presidente da Fundação de Cultura Wanessa Rodrigues, além de apoiar os artistas locais e valorizar a cultura, a oficina foi importante para transformar a vida do grupo teatral, “ por meio disso, eles conseguem mostrar dessa forma que a cultura deve ser trabalhada como parte da cidadania e que pode transformar a vida das pessoas”, disse.

A timidez foi deixada de lado e o dom artístico passou a fluir espontaneamente em cada ação. Durante as aulas, os alunos tiveram contato com dinâmicas capazes de fazê-los perceber a importância de cada ponto específico do teatro, desde a atenção, a troca de olhares e a improvisação até a criação e encenação de um roteiro. E descobriram, principalmente, que antes de qualquer ensaio, deve haver toda uma preparação física e psicológica.

O professor e ator Salim Haqzan, se emocionou ao falar dessa experiência, “foi uma das melhores experiências da minha vida, a entrega dessas pessoas foi muito grande, a força de vontade, o entusiasmo e o nosso companheirismo formou uma parceria completa”, enfatizou.

Ainda segundo ele, os trabalhos serão finalizados com a apresentação de uma peça, que foi ensaiada durante dois meses, “quem sabe em breve faremos novas parcerias, porque a energia dessas pessoas é enorme, entusiasma qualquer profissional”, revelou.

As aulas que tiveram início em julho aconteceram no pátio da Escola 02 de Setembro, durante todas as quartas e sextas-feiras. A oficina teve sua conclusão na sexta-feira (22), dia escolhido para fazer o ensaio geral.

Os 20 participantes da oficina irão mostrar tudo que foi aprendido durante esses meses através da encenação de uma peça de teatro que terá como palco, Ladário de antigamente. A apresentação acontecerá no dia 1 de setembro, no palco principal das festividades do aniversário de Ladário.

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile