Por meio do acompanhamento realizado pela Fundação de Cultura de Ladário os artistas ladarenses ganham visibilidade em âmbito estadual e até nacional. E como prova do sucesso da cultura oferecida pela pérola do pantanal, o programa de televisão Meu Mato Grosso do Sul, apresentará neste sábado, 07 de março, às 13h30 os trabalhos artesanais realizados pela Associação Mulheres de Fibra que tem como sua presidente a senhora Eliza Vasques.
A associação de Mulheres de Fibras de Ladário foi fundada em 2010 com sua sede em sua própria casa, atualmente é composta por 12 pessoas, sendo sete membros associados. Lá, as mulheres produzem peças que geralmente são vendidas em exposições dentro e fora da cidade.
Na foto, algumas peças confeccionadas pelas mulheres da Associação.
Segundo a artesã ladarense, o processo para produzir peças, consiste na coleta da fibra de aguapé no rio Paraguai, manuseio, preparo e secagem da fibra, confecção e acabamento de trançados que serão utilizados na criação de flores, bolsas, brincos, cintos, chapéus, tapetes, suplá para panelas e outros materiais. A coleta do camalote é feita no Porto de Ladário e na região da Codrasa/ APA Baia Negra.
Dona Eliza Vasques já é conhecida por suas belas peças em variados eventos, ligados a cultura. Em 2011 participou do evento agropecuário Homem Pantaneiro, já em 2012 foi convidada para marcar presença na feira de artesanato 5° Encontro dos Povos do Cerrado. Em todas as ocasiões seu expositor foi sucesso de vendas, por essa e outras tantas coisas, que a associação será apresentada em um programa televiso de forte repercussão estadual.
De acordo com a Diretora Presidente da Fundação de Cultura, Wanessa Rodrigues, o reconhecimento midiático dos artistas da terra é uma conquista da atual administração que desde 2013 presta uma assessoria intensificada a todos os profissionais da cultura na cidade, “Estamos trabalhando em conjunto cultura x comunicação com o objetivo de divulgar, intensificar e valorizar a cultura, o talento e a dedicação da nossa classe artística”, enfatizou Wanessa.
Por: Da Redação