Apresentação do “Plano de Biossegurança para retorno das atividades presenciais do Ano Letivo 2021 do município de Ladário e o Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19”
Na última quinta-feira, dia 25/02, a Secretaria Municipal de Saúde de Ladário realizou na Câmara Municipal, a apresentação ao Comitê de Enfrentamento e Prevenção ao Coronavírus (Covid-19), o Plano de Biossegurança para retorno das atividades presenciais do Ano Letivo 2021 do município e Plano Municipal de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, como medida adicional de resposta ao enfrentamento da doença, de acordo com o Plano do Ministério da Saúde.
O Plano de volta as atividades presenciais, tratou-se de uma implementação de ferramentas e subsídios a fim de assegurar o retorno de volta às aulas presenciais de maneira mais segura em meio à pandemia COVID-19. As normas contidas neste documento serão tratadas como direcionamento e embasadas nos protocolos vigentes que seguem as orientações da OMS – Organização Mundial da Saúde.
A Covid-19 é a maior pandemia da história recente da humanidade, causada pelo novo corona vírus (SARS-CoV-2), que causa infecção respiratória aguda potencialmente grave. Trata-se de uma doença de elevada transmissibilidade e distribuição global. A transmissão ocorre principalmente entre pessoas por meio de gotículas respiratórias ou contato com objetos e superfícies contaminadas.
O planejamento da vacinação, através do plano municipal de operacionalização é orientado em conformidade com o registro e licenciamento de vacinas, que no Brasil é de atribuição da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), conforme Lei n° 6.360/1976 e regulamentos técnicos como RDC n° 55/2010, RDC n° 348/2020 , RDC n° 415/2020 e RDC n° 444/2020.
Para a elaboração e apresentação dos planos, a SMS contou com a presença do médico infectologista do município, Dr. Hilton Luís Alves Filho. Na ocasião, estiveram presentes também os Presidentes Estadual e Municipal de Saúde, membros e representantes do Comitê de Enfrentamento, conselheiros municipais e representante da Policia Militar, onde tiveram suas duvidas sanadas pelo médico infectologista.
Para a secretária de saúde, Josiane Braga “A apresesentação dos Planos Municipais aos órgãos de controle se traduz numa atuação transparente e cooperativa em busca do melhor resultado para toda população”.
Para o prefeito municipal, Iranil Soares “Diante do cenário inédito que enfrentamos, é necessário planejar ações para as mudanças educacionais e sociais. Diante da complexidade, frente à pandemia COVID19, medidas necessitam ser adotadas, porém esta construção precisa estar atrelada aos setores da saúde, educação, assistência social e políticas públicas.
É importante salientar a natureza dinâmica e que as informações contidas nestes planos serão reavaliadas e atualizadas, sempre que necessário, conforme o surgimento de novas
evidências científicas, conhecimento acerca das vacinas, cenário epidemiológico da Covid-19, em conformidade com as definições dos Governos Federal e Estadual.
*Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E IMPRENSA – PML