CorumbáEstadoLadário

Após resgate, Bombeiros terão base para atuação 24h no combate ao fogo no Pantanal

 

Depois de resgatar famílias de ribeirinhos do fogo, Bombeiros devem montar uma base avançada para atuação no incêndio no Pantanal sul-mato-grossense. Os militares começaram a se preparar no início da manhã desta segunda-feira (27), com equipamentos e mantimentos para se estabelecerem no local. 

As equipes abasteceram três barcos com mantimentos e equipamentos para montar a base avançada para os Bombeiros em uma propriedade rural próxima ao fogo. A ideia é que os militares fiquem no local 24 horas por dia, atuando no combate às chamas dia e noite. 

Quem explica melhor a estratégia é o tenente-coronel Meirelles. “Fizemos contato prévio com os fazendeiros, proprietários de terras rurais, por um local adequado para pernoitar, onde teremos comida, possamos beber água e utilizar o banheiro”, relata. 

Com a base avançada, os Bombeiros terão mais tranquilidade para atuar na região atingida pelo fogo e onde os ribeirinhos correm até risco de vida. “A gente vai para a baía Tuiuiú e não sabemos quando vamos voltar”, disse o tenente-coronel. 

Com a ventania, a região da baía do Tuiuiú foi bastante afetada e os focos de incêndio se multiplicaram. Por isso, os Bombeiros serão empenhados para atuar na região. Sobre a região do Paraguai-mirim, onde os Bombeiros atuavam no domingo (26), a situação está melhor. “Está bem mais controlado, vamos atrair duas equipes que estavam lá para [atuar na] baía do Tuiuiú”. 

Resgate das famílias no Pantanal

A madrugada desta segunda-feira (27) foi um verdadeiro pesadelo para os ribeirinhos na região da baía do Tuiuiú no Pantanal de Corumbá, a 425 quilômetros da Capital. Os incêndios, que já estavam muito intensos neste fim de semana, se espalharam ainda mais por conta da ventania. Para se ter uma ideia, o incêndio estava presente em um lado da margem do rio Paraguai, mas a ventania fez com que as labaredas atravessassem os 266 metros de largura do rio e chegassem à outra margem, colocando a vida de muitas famílias em risco. 

O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta da meia-noite, quando famílias pediram por resgate. O fogo já estava muito próximo das casas e ameaçava não somente a moradia, mas a própria vida dos ribeirinhos. Havia crianças e idosos no local, que já inalavam a fumaça há bastante tempo. 

*Informação do Portal Midiamax-Reprodução/Corpo de Bombeiros