Ladário

Após garantir vaga no Pan Sub-17, Larissa conquista sua participação no Pan Sub-20

Na contramão da campeã Flávia Gomes, Larissa Farias, foi o grande nome da competição

 

Na contramão da campeã Flávia Gomes, Larissa Farias, foi o grande nome da competição

A seletiva nacional Sub-20 de judô, realizada no último fim de semana em Goiânia, definiu os judocas que representarão o Brasil nas principais competições da temporada.

Vice-campeão olímpico nos Jogos de Los Angeles-1984, Douglas Vieira, técnico da seleção feminina Sub 20, não escondeu a surpresa com a eliminação logo na primeira rodada de Flávia Gomes (57kg), campeã mundial em 2009 e que já faz parte da seleção principal.

“Foi a maior surpresa da seletiva. O evento foi muito bom para revelar novos talentos para a comissão técnica, o que é excelente” disse o medalhista de prata em Los Angeles.

Na contramão de Flávia Gomes, Larissa Farias, do Mato Grosso do Sul, foi o grande nome da competição. Depois de vencer a seletiva Sub-17, em Fortaleza, a judoca também assegurou uma vaga na categoria Sub-20.

A atleta, que é natural de Ladário (MS), lutou sete vezes na seletiva, venceu cinco por “iponn”, uma por imobilização e outra com uma chave de braço.

“Ano passado eu não consegui uma vaga sequer na seleção e agora estou classificada em primeiro lugar no Sub-17 e Sub-20. O resultado só é conquistado com muito treino e garanto que ninguém tem treinado mais do que a gente no Mato Grosso do Sul”, afirmou Larissa.

O resultado também garantiu a participação de Larissa no Circuito Europeu de treinamentos e competições, na categoria Sub-20, que acontecerá na Ucrânia e na França.

Na busca de patrocínio e parcerias

O pai da judoca, Luiz Gustavo, está a procura de patrocínios e parcerias para comprar dois kimonos oficiais com o selo da Federação Internacional de judô (FIJ), uma das exigências para Larissa participar do Circuito Europeu.

Conforme Gustavo, o preço estimado de cada kimono aqui no Brasil varia entre R$ 1.300 a R$ 1.500. Além das roupas, Larissa precisa levantar uma cota de euro, obrigatória pela legislação europeia, para poder entrar no continente.

“Espero poder contar com apoio dos amigos, empresários e instituições para levar adiante o sonho de Larissa.  Ela levará o nome de Ladário, de Mato Grosso do Sul e do Brasil para o continente Europeu”, finalizou Gustavo.

Interessados em ajudar a judoca, devem entrar em contato com Gustavo pelo e-mail: luiz.gustafar@gmail.com.

Resultado da Seletiva

FEMININO
44kg – Larissa Farias (MS)
48kg – Gabriela Chibana (SP)
52kg – Camila Barreto (RS)
57kg – Alexia Castilhos (RS)
63kg – Jéssica Santos (SP)
70kg – Beatriz Oliveira (SP)
78kg – Samanta Soares (SP)
+78kg – Camila Nogueira (MS)

MASCULINO
55kg – Guilherme Locio (RS)
60kg – Wagner Soares (SP)
66kg – Gabriel Pinheiro (PE)
73kg – Caio Brigida (SP)
81kg – Gustavo Assis (MG)
90kg – Henrique Silva (SP)
100kg – Delan Monte (PB)
+100kg – Ruan Silva (RJ)

 

Por: Douglas Assad Arruda