Ícone do site Pérola News

Após estudos, Projeto Rondon possibilita implantação de projetos que ajudam no desenvolvimento da população

Projeto Rondon durante ações no "Big Brother" em Ladário

A Prefeitura, através da Secretaria Especial de Fomento ao Desenvolvimento Econômico, está recebendo em Ladário, aproximadamente 30 universitários que fazem parte do Projeto Rondon. A vinda dos rondonistas (como são chamados os profissionais no projeto, incluindo professores e universitários), acontece após um diagnóstico realizado no município, que envolve ações cívicos-social e também de orientações para a população, assim, como do território local, incluindo a região da Apa Baía Negra, conhecida como Codrasa, localizada na Zona Rural.

“Após um longo trabalho, estamos dando continuidade no projeto de ação continuada em Ladário. Esse trabalho é importante porque, além de trabalhar esses jovens, que doam o seu tempo para conhecer a realidade de outras pessoas, eles, conseguem repassar atenção e o principal, que é a resolução das problemáticas aqui encontradas, como por exemplo, trabalhar a questão das drogas e até mesmo participar do cotidiano dos servidores públicos, direcionados no trabalho com a população. Nada melhor do que conhecer de perto essa realidade”, explicou o coordenador das ações do projeto Rondon Guido Drummond.

O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.

O Projeto Rondon é realizado em parceria com diversos Ministérios e tem o apoio das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessários às operações. Conta, ainda, com a colaboração dos Governos Estaduais, das Prefeituras Municipais e de empresas socialmente responsáveis.

Para o prefeito José Antonio Assad e Faria, que acompanhou uma das ações dos Rondonistas, a chegada desses estudantes é muito importante, uma vez que, além de conhecer as potencialidades naturais, o projeto também possibilita o conhecimento do território nacional à jovens que estão em fase de conclusão em seus estudos, possibilitando propostas por meio de projetos desenvolvidos com a administração.

“Esses jovens têm o papel de serem parceiros no desenvolvimento de Ladário, que está contribuindo para formação profissional, plantando nas suas mentes a semente da brasilidade, nacionalismo, a semente da nação brasileira, conhecendo as nossas potencialidades. Eles se transformam em propagadores dos valores desse pedaço de chão do nosso Brasil”, disse o chefe do executivo ladarense.

Prefeito com os Rondonistas durante atividades

Ações

Os integrantes do projeto Rondon, estiveram neste sábado (30) em uma das localidades conhecidas como “Big Brother”, onde se concentra usuários de drogas, localizada entre as ruas Riachuelo e Pio XII. O foco da visita foi levar até essas pessoas orientações sobre os riscos no qual elas enfrentam por estarem sujeitos a inúmeras criminalidades. Na oportunidade, os universitários também fizeram uma ação de limpeza no local, mostrando a verdadeira condição, no qual as pessoas se encontravam.

“Esse é o nosso papel de ajudar levando orientações até essas pessoas. O projeto me fez mudar o modo de pensar, de agir diante de problemáticas que antes não tinham importância. Hoje, posso dizer que tudo o que está sendo feito é gratificante e o melhor resultado é ver a positividade, o sorriso e acima de tudo a aceitação das pessoas com todos nós, englobando a real problemática junto com a resolução. A melhor recompensa é ver que seu trabalho está dando certo e seu objetivo está sendo alcançado”, falou a acadêmica de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Lady Evelyn que participa do projeto pela segunda vez em Ladário.

Além disso, durante a semana os estudantes estiveram acompanhando o trabalho desenvolvido pelos servidores públicos na Secretaria de Saúde, apresentando ações de integração e interação, possibilitando assim, um melhor rendimento no setor e também atendimento aos ladarenses.

Outro foco importante é o trabalho que eles estão apresentando, levando orientações aos moradores da Apa Baía Negra localizada na Codrasa, região pertencente à União, mas que está ocupada por sitiantes e donos de pousadas.

A região é uma unidade de conservação de uso sustentável, criada pelo decreto nº 1375/2010, com uma área de quase seis mil hectares, abrangendo em sua totalidade o município de Ladário. A área foi criada para contabilizar o uso racional dos recursos ambientais da localidade e a ocupação ordenada do solo, protegendo a rede hídrica, os remanescentes da floresta estacional aluvial e a diversidade faunística, bem como disciplinar o uso turístico e garantir a qualidade de vida das comunidades extrativistas e da população local.

“Um dos nossos principais trabalho é a socialização. E na Apa Baía Negra, queremos reforçar e mostrar a importância de estimular o turismo nessa região, sendo o potencial aqui é turístico. Outro ponto importante são as maneiras e condições que a população apresenta no modo de viver enraizado por uma cultura simplesmente do homem pantaneiro”, finalizou Drummond.

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile