Ladário

Ao ser diplomado, Munir anuncia mutirão logo que assumir a Prefeitura de Ladário

 

O prefeito eleito de Ladário, Munir Sadeq Ramunieh (PSDB) e o vice-prefeito, Juliano Silva de Oliveira, foram diplomados pela Justiça Eleitoral, na terça-feira, 17 de dezembro. A cerimônia foi realizada no Fórum Eleitoral, em Corumbá.

Durante a cerimônia, coordenada pelo promotor eleitoral, Manoel Pinho e pela chefe do cartório da 50ª Zona Eleitoral, Eduarda de Sá Lucena, também receberam o diploma os 11 vereadores eleitos e os cinco suplentes. A posse é no dia 1º de janeiro, para o mandato 2025 a 2028. 

Em entrevista, Munir falou que deve manter o atual organograma da Prefeitura, com algumas mudanças. O primeiro escalão vai ser confirmado no próximo dia 27.

“Inicialmente permanecem as mesmas secretarias, vamos fazer uma administração popular para cumprir nosso plano de governo”, disse ao confirmar nomes da futura administração: o do advogado Maarouf Fahd Maarouf como Procurador Geral do Município e o da esposa, Bernardete Tres, conhecida como Roberta, que vai assumir a Secretaria de Assistência Social. Ela também disputou a eleição e foi a vereadora mais votada do município. No lugar dela, assume o suplente Antônio José Ribeiro de Souza (Para que tá chato).

Outros nomes confirmados pelo prefeito: Wagner Rosemberg, na pasta da Administração; Fernanda Borges, na secretaria de Educação; na pasta de Infraestrutura, Waltencir de Arruda (conhecido como Chipa) e Governo, Bruno Cruz. “No dia 27, vamos fazer uma coletiva de imprensa e anunciar os nomes de todos os titulares das secretarias. Já no dia 06 de janeiro, farei um balanço de como recebemos a Prefeitura e as primeiras ações.”

Munir adiantou que já tem programado um mutirão de limpeza em todos os bairros da cidade. “Vamos convocar a população e colocar na roda toda a estrutura da máquina. É um chamamento emergencial porque a cidade está sendo entregue abandonada, com muita sujeira, precisamos focar neste primeiro momento na luta contra a dengue, pensar na saúde da população. A parte burocrática estamos fazendo e organizando os programas”, afirmou.

Na mesma linha, o vice-prefeito, Juliano Silva de Oliveira, reafirmou o compromisso com a Saúde assumido durante a campanha. “A população pode esperar empenho, trabalho e dedicação da nossa equipe toda, montamos um time de primeira e qualificado para mudar o rumo de Ladário, principalmente na área da Saúde, onde vou concentrar maior força. Nossa meta inicial é o pronto-atendimento 24h, que já deveria existir em Ladário”, prometeu Juliano.

Entenda o que é a Diplomação

A entrega dos diplomas ocorre depois de terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições

Segundo o Código Eleitoral (art. 215, parágrafo único), no diploma devem constar o nome do candidato, a indicação da legenda sob a qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito ou a sua classificação como suplente, e, facultativamente, outros dados a critério do juiz ou do tribunal.

“A diplomação é o ápice do processo eleitoral que é quando a Justiça Eleitoral declara os candidatos eleitos pelo voto popular como habilitados para exercer um mandato e ocupar os cargos pelo qual foram eleitos. O pleito eleitoral passa por todas as etapas, desde a convecção partidária, o registro de candidaturas, período de propaganda eleitoral e o final do processo se dá com a diplomação, quando os candidatos que cumpriram com as regras da legislação eleitoral estão aptos aos cargos pelos quais foram eleitos”, completou o promotor de Justiça Eleitoral, Manoel Pinho.

*Reportagem Diário Corumbaense