Ícone do site Pérola News

Alunos de Ladário e Corumbá participam da aula inaugural do Lapidando Talentos

Autoridades acompanharam a aula inaugural e destacaram a importância do projeto
Alunos receberam Kits com materiais escolares

Os 38 estudantes de escolas públicas, sendo quatro de Ladário e 34 da cidade de Corumbá, participaram na noite desta segunda-feira, 27 de janeiro, da aula inaugural do Projeto Lapidando Talentos para a Carreira Profissional. Durante o evento, estiveram presentes autoridades como o prefeito José Antonio Assad e Faria, acompanhado de sua equipe de governo, assim como o presidente da Fiems, Sérgio Longen e os representantes das instituições parceiras que apoiam o projeto, que tem a iniciativa da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems) por meio de uma parceria com as prefeituras, Fecomércio-MS, Sebrae, UFMS e IFMS.

Para o chefe do executivo ladarense o projeto vem acarretar a oportunidade na educação desses jovens com o intuito de prepará-los para o mercado de trabalho. “Através dessa oportunidade, no qual eles estão construindo, só fortalece o crescimento e desenvolvimento deles dentro da sociedade, despertando o empreendedor que existe em cada um, passo importante para que haja o desenvolvimento deles junto com a região”, disse.

Já o presidente da Fiems, Sérgio Longen, afirmou que para este ano, serão disponibilizados 12 mil cursos profissionalizantes na região, sendo 80% gratuitos e reforçou a importância do Lapidando Talentos nas cidades de Ladário e Corumbá. “Através desse projeto, vamos dar suporte no processo de industrialização do nosso Estado, e esses jovens estarão preparados para serem encaixados no mercado de trabalho, com mão de obra qualificada, o que hoje, é exigido pelas grandes empresas”, falou.

O projeto tem o objetivo, atender os alunos da rede pública estadual e municipal de ensino dos dois municípios, proporcionando aos jovens a possibilidade de uma carreira profissional. Além disso, os estudantes selecionados, cursarão gratuitamente o Ensino Médio na Escola do Sesi, onde farão também um curso de técnico em mecânica industrial no Senai. Quando necessário, os alunos receberão apoio de psicólogos e de assistentes sociais.

“Essa é uma oportunidade única. Vou aproveitar e sugar os conhecimentos” foi assim que a estudante ladarense, Tamires Cistina de Oliveira descreveu o momento na aula inaugural. Acompanhada pelos pais, orgulhosos da filha, a jovem ainda completou que acima de tudo, é necessário ter humildade e foco para que a oportunidade não seja desperdiçada. “Todos aqui viemos de escolas públicas, onde o ensino também é excelente, porém, adquirir conhecimento nunca é demais”, finalizou.

A seleção dos estudantes começou no dia 16 de novembro do ano passado, quando foi realizada a primeira fase do processo com a aplicação da prova de seleção com 235 candidatos. Desse total, os 80 melhores passaram pela segunda fase. No dia 23 de novembro, os alunos participaram de testes psicológicos e de aptidão, classificando assim, 38 alunos nas cidades de Ladário e Corumbá.

“Lapidar é polir algo que é bom e pra Ladário, esse projeto vem de encontro a nossa gestão, o nosso trabalho desenvolvido em equipe com a Assistência Social do município, com o intuito de valorizar o jovem e melhorar a autoestima não só dele como também de toda a família. Através dessa oportunidade no ensino, futuramente eles poderão batalhar pela a sua vaga no mercado de trabalho”, avaliou a Secretaria de Educação Maria Eulina Rocha

O vice-presidente regional da Fiems, Lourival Vieira Costa, ressaltou o Projeto Lapidando Talentos para a Carreira Profissional como um filho. “Há sete anos estávamos planejando o projeto, pensando na oportunidade que daríamos para esses jovens. Essa é a hora que eles devem focar nos estudos e abraçar a chance. Concluirão o Ensino Médio na Escola do Sesi juntamente com o curso profissionalizante em mecânica industrial no Senai. Houve essa preocupação para que eles pudessem ter uma qualificação na mão de obra dentro do mercado de trabalho em Ladário e Corumbá”, salientou.

Palestra

Os estudantes puderam acompanhar uma palestra ministrada por Andressa Paraqueti, com o tema De pedra a jóia: O jovem hoje e o profissional lapidador para o sucesso. Durante as dicas, a palestrante reforçou a qualidade de ensino do Brasil e também chamou a atenção para que os estudantes pudessem focar nos estudos para que através dessas oportunidades, conquistadas por cada um deles, consigam futuramente conquistar o seu espaço. “É necessário direcionamento deles e que cada um possa aproveitar a oportunidade, afinal lapidar é apenas um dos caminhos para o sucesso”, indagou.

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile