Ladário

Alunos da REME de Ladário participam de palestra sobre prevenção ao suicídio

 

A morte autoprovocada de jovens tem crescido em todo mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). No entanto, ainda é bem pouco discutida, e tratada como um tabu. No Brasil, a taxa de crescimento de casos de suicídio na faixa etária de 10 a 14 anos aumentou 40% em dez anos e 33,5% entre adolescentes de 15 a 19 anos. Em média, dois adolescentes tiram a própria vida por dia, segundo pesquisas. Com certeza, estes são números alarmantes. É vital que os pais e profissionais de educação? quem atentos aos sinais dados pelos adolescentes.

Dados divulgados em 2017 pelo Ministério da Saúde, mostram um país onde tirar a própria vida está longe de ser uma exceção, e indicam um sinal de diversos tipos de sofrimentos, psíquicos e sociais. O suicídio, no país, já é a quarta maior causa de morte entre homens jovens. Em Mato Grosso do Sul os números são ainda piores. A taxa de mortalidade entre os homens é maior do que a média nacional. No país essa taxa é de 8,7 a cada 100 mil habitantes, e no Estado, é de 13,3. O número aumenta ano a ano.

A Secretaria Municipal de Educação de Ladário os casos de depressão, automutilação, ideação suicida entre os alunos matriculados da REME são atendidos pontualmente pela psicóloga Bruna Fernanda que, por sua vez, realiza os devidos encaminhamentos.

Nesta segunda-feira, 30 de setembro, foi realizada uma palestra com a psicóloga especialista Evanilza Mateus de Oliveira e psicanalista e pedagoga Maria Emilia com os alunos dos anos finais de escolas específicas municipais de Ladário, nesta ocasião os alunos e gestores escolares expuseram suas dúvidas e manifestaram mensagens de apoio. (Texto/Fotos: Secretaria Municipal de Educação da PML)