Ícone do site Pérola News

Ações de Combate à Dengue começam em 06 de fevereiro

Aplicação de larvicida em caixa d'água utilizada para limpeza

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta terça feira, 31/01, o cronograma da Ação de Combate à Dengue que será desenvolvida no município entre os dias 06 e 17 de fevereiro. A intenção é dar o máximo de divulgação, para que a população se prepare para receber as equipes e, principalmente, para se livrar do lixo que pode se transformar em criadouro do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, da zica e da febre chikungunya.

O primeiro bairro a ser visitado pelos agentes de endemias será o Alta Floresta, abrindo a campanha. O encerramento será no centro da cidade, no dia 17 de fevereiro. Todos os bairros, de todas as regiões serão contemplados e a previsão é de recolhimento de mais de 5 toneladas de lixo.

“Nós vamos ter o apoio das secretarias e também das Forças Armadas nesta ação”, disse o coordenador de vetores, Marcos Pereira. Exército e Marinha devem ajudar com a cedência de 40 militares que irão às ruas junto com os agentes de saúde do município para fazer não só a conscientização, mas também a contenção, o extermínio das larvas e o recolhimento do lixo.

“O importante é lembrar aos moradores que descartem todo tipo de recipiente que possa acumular água parada e servir de local propício para a reprodução do mosquito”, enfatizou Marcos. Ele lembrou que as máquinas e caminhões da Secretaria de Infraestrutura estarão acompanhando todo o trabalho e fazendo o recolhimento dos resíduos sólidos.

Ladário não vem apresentando índices significativos das doenças transmitidas pelo Aedes, mas mesmo assim, é importante que todos tomem as medidas de precaução para evitar que elas se proliferem. Este ano, há um paciente com sintomas de chikungunya, em observação no centro da cidade e uma suspeita de dengue no Santo Antônio.

O prefeito Carlos Ruso, fez um chamamento para que toda a população se engaje na campanha e combata de fato o mosquito e as doenças que eles transmitem. “Temos que ter um município sadio, em plenas condições de trabalhar por seu desenvolvimento, e isso, depende de nós mesmos”, disse o prefeito que estará nas ruas, participando da coordenação da campanha.

O cronograma da Ação de Combate à Dengue é o seguinte:

*Informações da Assessoria de Imprensa-PML

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile