Ladário

Ação “Campanha contra o Lixo” encerra atividades da 6° Semana do Meio Ambiente de Ladário

Materiais recicláveis foram entregues pelos moradores do Boa Esperança

 

Materiais recicláveis foram entregues pelos moradores do Boa Esperança
Moradores acompanharam orientações sobre dengue

Em uma manhã diferente, porém, com muita responsabilidade, os moradores do bairro Boa Esperança (SEAC), receberam pela terceira vez consecutiva, uma ação com o tema “Campanha contra o Lixo”, realizada pelo município de Ladário, por meio da Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural e todas as secretarias, bem como a empresa Granel Química. A ação aconteceu alusiva a 6° Semana do Meio Ambiente, que teve as suas atividades encerradas nesta sábado (07) e contou com a presença do prefeito José Antonio Assad e Faria.

“A educação ambiental, é a nossa grande tarefa, através disso iremos conseguir preservar o meio o qual vivemos. As atividades levaram ainda os mais variados temas ambientais, desde gestão de resíduos sólidos, conservação dos recursos hídricos, a arborização nas ruas das cidades, com os pesquisadores da EMBRAPA/Pantanal, professores e alunos da UFMS e IBAMA. Ações importantes durante a Semana do Meio Ambiente em nossa cidade”, disse o prefeito.

“Preparamos uma longa programação durante a semana que passou, e com certeza, tivemos resultados positivos. Como exemplo essa ação, que teve como principal foco levar até os moradores da rua Emília Alves, e toda a comunidade do bairro, as orientações necessárias para preservar o meio ambiente, mantendo assim, um local limpo, sem oferecer riscos a eles, como dengue e outras doenças propicias nesta época do ano”, destacou a Bióloga e Diretora de Gestão e Controle Ambiental da Fundação do Meio Ambiente, Ligia Lopes Teixeira.

Com atividades repletas de orientações, os moradores ainda puderam assistir uma palestra ministrada pela equipe da FMADR com o tema de preservação ambiental e resíduos sólidos. Além disso, a equipe da Secretaria de Saúde, também levou até os participantes, informações sobre a dengue e a leishmaniose, “são duas doenças que devem ser combatidas, uma vez que, mantendo os quintais limpos, já é um grande aliado no combate. Lembramos que o mosquito da dengue é um animal doméstico e está dentro de casa”, destacou o secretário de saúde Cleber Colleone.

Entrando no clima de conscientização a dona de casa, Ana Lucia Moura, não perdeu tempo e trouxe para o local, quatro sacolas com garrafas pet e latinhas de alumínio, como também um aparelho microondas, que estavam no quintal de sua residência.

“Assim que soube da ação, resolvi fazer uma limpeza nos fundos de casa e percebi que devemos nos dedicar, nem que sejam alguns minutos, para tentar manter limpo o local onde vivemos, pois assim, também estaremos cuidando da nossa saúde, bem como, quem vive próximo a nossa casa. Preservar o meio ambiente é mais do que necessário, temos um santuário na região, o nosso Pantanal, e isso já é uma grande tarefa, não só para mim, como também toda a população”, falou Ana Lucia.

Trazendo o filho pequeno, a moradora Regilaine Amaral da Silva, estava bem atenta as explicações e garantiu que a partir de agora, irá manter a sua casa limpa e preservar o meio em que vive. “São orientações importantes que levamos para o nosso dia a dia. Afinal, tenho filho pequeno e essa contribuição reflete no desenvolvimento dele. Ações como essas são sempre vem vindas”, destacou.

As atividades contaram com a presença das equipes da Assistência Social, da pasta de Infraestrutura e Serviços Públicos e Educação. Além disso, foi realizado um concurso de cartazes, com o tema, Preservação do Meio Ambiente e doações de mudas de várias espécies de plantas, para contribuir ainda mais na arborização na área urbana de Ladário. Os moradores concorreram a prêmios como sacolão e brindes.

 

Por: Da Redação