Ladário

A saga de Larissa, campeã Sul-Americana sub-17 de judô

 

Larissa nasceu em 1996 em Ladário, estado de Mato Grosso do Sul. Ela tem apenas 15 anos, sendo que 10 são dedicados ao judô. No ano de 2003 a judoca ladarense participou na Camala – Casa do Marinheiro de Ladário – do Projeto Força no Esporte, coordenado pelo Comando do 6º Distrito Naval, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ladário e com o Ministério do Esporte. Atualmente, ela treina na Academia Rocha em Campo Grande, com o técnico Igor Rocha.

Onde tudo começou

O início da trajetória de Larissa no judô – aos 5 anos de idade – teve um momento engraçado, quando seu pai Luiz Gustavo a levou para fazer balé no mesmo projeto coordenado pelo 6° Distrito Naval. Naquele dia ela disse com muita convicção que queria praticar judô. “Lembro bem das palavras da minha filha, quando ela disse: não pai, eu quero praticar aquele esporte onde as crianças estão usando roupa azul e branca. Larissa estava falando do judô, e assim foi onde tudo começou”, disse Gustavo.

Na sua primeira troca de faixa no clube da Camala, o campeão Olímpico Aurélio Miguel esteve presente e avaliou o desempenho da pequena atleta. Em poucas palavras Aurélio disse para Gustavo incentivar sempre Larissa. “Pai, incentive sempre essa pequena menina, pois ela tem futuro no judô”.

Hoje, a atleta ladarense coleciona vários títulos em sua carreira, entre os mais importantes estão o de tricampeã Carioca (2006/2007/2008); tricampeã Estadual do RJ (2005/2006/2007); campeã Brasileira Regional pelo RJ (2008); vice-campeã do Brasileiro Final pelo RJ (2008); tetracampeã Estadual de MS (2004/2008/2009/2010); 3º lugar no Brasileiro Final pelo MS (2009); bicampeã Brasileira Regional pelo MS (2009/2010); vice-campeã do Brasileiro Final pelo MS (2010); campeã Brasileira das Olimpíadas Escolares (2010); campeã Sul-Americana em Montevidéu/Uruguai (2010); campeã Sul-Americana Estudantil em Lima/Peru (2010); e campeã Sul-Americana em Santiago/Chile (2011).

Última conquista

A judoca ladarense teve uma atuação destacada na seleção brasileira sub-17, conquistando mais uma medalha de ouro no Sul-Americano ocorrido no dia 11 de setembro em Santiago, no Chile. Essa foi a primeira competição de Larissa na categoria juvenil até 44 kg ligeiro. Ela venceu todas as lutas que disputou por ippon – golpe perfeito no judô.

Larissa foi bastante observada pela comissão técnica do Brasil e vários integrantes disseram que a jovem tem grande potencial e possui várias qualidades técnicas. Também afirmaram que a atleta será uma grande promessa do Judô Brasileiro.

“Estou muito feliz com mais essa conquista internacional. Primeiramente glorifico à Deus por isso. Estar na seleção foi um sonho alcançado e agora permanecer será um sonho a conquistar com muito esforço, luta e suor nos treinamentos, pois creio em nome de Jesus que grandes coisas estão por vir. Obrigado a todos que me apoiam, me incentivam e torcem por mim”, disse Larissa com exclusividade ao Pérola News.

Novo desafio

Larissa agora se prepara para as Olimpíadas Escolares que serão disputadas em Londrina, no Paraná. A atleta pretende repetir o feito do ano passado, conquistando o título de campeã e uma vaga para o Sul-Americano Estudantil.

 

Por: Douglas Assad Arruda

_________________________________________________________________________________________

Fotos de Larissa