Ícone do site Pérola News

6º Distrito Naval homenagea mortos da Marinha em guerra

Autoridades e militares da reserva participam da solenidade

O Comando do 6º Distrito Naval realizou uma cerimônia em Memória aos Mortos da Marinha em Guerra, a bordo do Navio Monitor Parnaíba (U17). A solenidade contou com a presença de autoridades, diretores da SOAMAR e militares da reserva. Na ocasião, foi realizada a leitura solene da Ordem do Dia, alusiva à data.

Durante a cerimônia, o Comandante do 6º Distrito Naval, o presidente da Associação dos Militares da Reserva, Francisco Wanderley Pereira e a presidente da SOAMAR de Ladário/Corumbá, Terezinha Baruki, lançaram uma coroa de flores ao Rio Paraguai, em homenagem aos militares mortos.

Para o Comandante do 6o Distrito Naval, a solenidade tem grande importância, pois se trata de homenagear brasileiros que deram a vida na 2a Guerra. “Foram momentos difíceis nos conveses dos navios de guerra e mercantes. E nossos marinheiros, em nenhum momento, não se acovardaram ao dever de enfrentar as dificuldades para que, hoje, nossa nação desfrute da soberania e paz”.

Terezinha Baruki lembrou que cultuar a memória é respeitar o passado. “Devemos sempre homenagear aqueles militares que cumpriram seu dever com o sacrifício da própria vida”.

Aos 91 anos, o ex-combatente 3oSG (FN-RM1) Edson Arguelho se emocionou ao lembrar dos amigos que perdeu durante a Guerra. “Eu ingressei na Marinha em 1943 e vi muitos homens perderem a vida nessa batalha, mas em nenhum momento nós nos acovardamos. Foi uma honra participar desse evento”.

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile