Ícone do site Pérola News

5º Conferência Estadual das Cidades: Projetos de Ladário são aprovados por unanimidade

Asfaltamento nas ruas Frei Liberato e Emilia Alves, revitalização da orla fluvial e limites territoriais foram as propostas aprovadas

A 5ª Conferência Estadual das Cidades de Mato Grosso do Sul trouxe o tema nacional “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!” e o lema estadual “Fortalecimento do Desenvolvimento Urbano e Regional, implementação dos Planos Diretores”. O evento aconteceu no mês de setembro no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo em Campo Grande, e reuniu representantes dos 79 municípios do Estado.

O objetivo da 5ª Conferência foi debater e escolher propostas com a finalidade de avançar na construção da política estadual e ainda nortear o Estado sobre as prioridades nas áreas de habitação, saneamento básico, mobilidade urbana, trânsito e desenvolvimento.

As Conferências Municipais foram realizadas neste ano entre os meses de abril e maio, e o Mato Grosso Do Sul está entre os três únicos estados a concluírem em 100% dos municípios suas conferências.

Na Conferência Estadual foram definidos quem serão os 39 delegados que representarão o estado e quais serão as propostas que serão defendidas por eles na 5º Conferência Nacional das Cidades entre os dias 20 a 24 de novembro em Brasília.

Durante os debates o município de Ladário através de seus delegados aprovou por unanimidade três propostas que foram deliberadas como prioridades para as ações do Governo do Estado, são elas: Homologação dos limites territoriais entre Ladário e Corumbá, Implantação do projeto orla ( projeto do Governo Federal que prevê o reordenamento e revitalização de orlas fluviais), e a infraestrutura de asfalto no acesso ao terminal de cargas multimodal de Ladário.

Seguindo as orientações do prefeito, José Antonio Assad e Faria, o delegado do município e também secretario de desenvolvimento econômico, Jorge de Castro, foi a Campo Grande e colocou em debate e defendeu na plenária geral os principais assuntos estruturantes do município, conseguindo junto aos conferencistas a aprovação.

Para o prefeito José Antonio Assad e Faria, as aprovações das propostas por unanimidade foram uma grande vitória para Ladário, “Os projetos foram discutidos durante um longo tempo no município, na esfera estadual e federal, temos priorizado essas ações porque são de suma importância para o desenvolvimento de Ladário”,ainda lembrou de tudo que foi feito antes de chegar a Conferência Estadual, “ Já organizamos seminários, palestras, elaboramos planejamentos estratégicos que resultaram nas propostas que foram apresentadas, agora estamos em um processo de viabilização de encaminhamentos ao Governo Estadual e Federal para conseguirmos os recursos”, finalizou dizendo que vitórias já foram alcançadas mais ainda há muito a se fazer, “ Essas aprovações representam um passo muito importante no caminho que ainda temos que percorrer, determinei empenho de todas as nossas equipes para que possamos conseguir as viabilizações o mais breve possível”.

Propostas Aprovadas nas prioridades para o Governo Estadual para a Política de Desenvolvimento Urbano

Infraestrutura de asfalto no acesso ao terminal de cargas multimodal de Ladário: O município vem sofrendo com os impactos do transporte de cargas por carretas até o porto municipal. Apesar de ser um dos mais importantes corredores logísticos da América do Sul atendendo a todo o estado e a Bolívia, viabilizando a entrada e saída de cargas que ligam a produção local aos países da Ásia e Europa através do Rio Paraguai, o acesso ao porto ( 4 quilômetros) não é asfaltado causando transtornos aos munícipes em função do trafego de veículos pesados. Ficando deliberado por todos os conferencistas que o Governo do Estado deverá priorizar recursos para asfaltar este trecho, devido a importância do porto e da qualidade de vida dos munícipes.

Homologação dos limites territoriais entre Ladário e Corumbá: O Estado de Mato Grosso do Sul possui alguns conflitos com relação a limites entre municípios. Em nosso caso, os estudos já estão bem avançados, inclusive o município já recebe recursos oriundos da exploração de minério e calcário, frutos das ações da administração municipal junto ao Ministério de Minas e Energia que já considera os limites levantados pelo município durante os estudos elaborados. A homologação vem para consolidar definitivamente o limite entre as duas cidades.

Implantação do projeto Orla : Hoje em Ladário e Corumbá está sendo desenvolvido o projeto orla do Governo Federal coordenado pelo Ministério do Planejamento com o envolvimento de vários órgãos, dentre eles o Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Turismo, além das esferas estadual e municipal. Este projeto em orla fluvial está servindo de modelo para que sejam realizados o reordenamento e a revitalização de cidades banhadas por rios no Brasil. A participação do Estado é importante para a viabilização de recursos para a implementação das ações determinadas pelo Plano de Gestão Integrada que irá potencializar o turismo, as atividades de carga e o desenvolvimento urbano na nossa região.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge de Castro, os delegados que participaram da 5º Conferência Estadual das Cidades deram um grande passo na continuidade de ações que buscam trazer desenvolvimento sustentável para o município, melhorando assim a qualidade de vida dos munícipes.

Além das prioridades deliberadas para o Governo do Estado, várias ações na esfera federal foram propostas durante a Conferência Nacional para serem debatidas em Brasília. Dentre elas a maior cobrança por parte do Ministério das Cidades na agilidade da implantação do sistema de coleta e tratamento de esgotamento sanitário junto à concessionária de acordo com o plano de investimento e a ampliação da rede de coleta de esgoto. Fato este que o prefeito José Antonio, vem impondo a Concessionária Sanesul para a renovação da concessão. (Assessoria de Imprensa da PML)

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile