Ladário

3ª Conferência Intermunicipal discute a necessidade de implantação de políticas públicas

Apresentações culturais aconteceram durante a abertura do evento (Foto: Divulgação)

 

Apresentações culturais aconteceram durante a abertura do evento (Foto: Divulgação)

A 3ª Conferência Intermunicipal que envolveu as cidades de Ladário e Corumbá foi marcada por dois dias cheios de debates, palestras e propostas que demonstraram a necessidade de implantação de políticas públicas voltadas diretamente ao tema, “Democracia e Desenvolvimento: por um Brasil Afirmativo sem Racismo”.

Durante os dias 19 e 20 de julho, foram discutidos diversos eixos como: Plano de ação para implementação do plano municipal de igualdade racial; Estratégias para o desenvolvimento e o enfrentamento ao racismo; Avaliação dos avanços e desafios após dez anos de implementação da política nacional da igualdade racial; Arranjos Institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial: Sinapir, órgãos de promoção da igualdade racial.

Diversas representações estiveram presentes no evento, Coletivo de Mulheres Negras de Mato Grosso do Sul, Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, Instituto Mãe do Céu dos Povos, Associação das Comunidades Religiosas de Matriz Africana de Corumbá e do Pantanal, Instituto de Capoeira Cordão de Ouro MS e Instituto Madê Korê Odara do Pantanal. Além da sociedade civil interessada no tema.

A noite de abertura ficou por conta das diversas arações culturais apresentadas e pela palestra ministrada pela Mestre em Ciências Sociais e integrante do Instituto Mãe do Céu dos Povos, Ana Sena, que falou sobe a importância de envolver toda a sociedade ao que diz respeito as questões raciais.

O prefeito José Antonio Assad e Faria, destacou a importância da igualdade racial na sociedade, “É importante que nós possamos buscar atitudes, ações afirmativas para que aqueles que apresentam na cor da pele a raça negra também fiquem longe do preconceito e das distinções que são feitas por causa da cor”, ainda na oportunidade comentou sobre as atitudes que devem ser cogitadas, “ precisamos caminhar buscando caminhos, formas, respostas para conseguirmos a nossa tão sonhada igualdade”.

De acordo com a Coordenadora de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial de MS, Raimunda Luzia de Brito, a questão da igualdade racial tem que ser lembrada sempre, “Não importa se destacamos sempre o mesmo ponto, enquanto não houver mudanças, não tem porque mudar o foco”.

Em seu segundo dia, a Conferência que aconteceu no antigo Cine Clube em Ladário, durante todo o dia definiu propostas e elegeu os delegados que irão representar a região na etapa estadual que acontecerá em Campo Grande nos dias 14,15 e 16 de agosto. (Assessoria de Imprensa da PML)

 

Por: Da Redação