Ladário

27 meninas já foram imunizadas contra o HPV no 1° dia da Campanha em Ladário; meta é vacinar 713 garotas

 

No primeiro dia da Campanha de Vacinação contra o papilomavírus humano (HPV), Ladário já imunizou 27 meninas entre 11 e 13 anos, na rede pública de saúde. A meta do município é vacinar 713 garotas nesta primeira etapa, foi o que informou a coordenadora de imunização da Secretaria de Saúde de Ladário, Simone de Araujo Roca Fernandes.

“A vacina é muito importante e os pais são os nossos principais aliados nesta luta. Todos devem se atentar nos locais de vacinação. Além disso, a campanha se estende nas Escolas da cidade. Temos que alcançar a meta de 100% de imunização”, falou Simone.

Ainda conforme Simone, a preocupação do Ministério da Saúde, com meninas nessa faixa etária, é pelo fato de ser um período da vida da mulher em que a vacina tem a melhor resposta imonológica. Ela informou que em Ladário, 235 meninas de 11 anos; 241 de 12 anos; 237 de 13 anos, devem ser vacinadas contra o HPV. Já no território nacional, o Ministério da Saúde prevê a meta de vacinação em relação ao público- alvo (80%) que é formado por 5,2 milhões de meninas.

Se encaixando na faixa etária, a estudante Adna Correa (13) não perdeu tempo e procurou um dos pontos de vacinação. Com um pouco de medo, não se deixou intimidar e encarou a vacina. “Realmente é rápido. Estava com medo, porém, sei da importância da vacina. Se é para meu bem, temos que encarar. O melhor remédio é se prevenir contra qualquer doença”, falou Adna.

As vacinas estão disponíveis em três locais, sendo na Unidade Mista de Saúde, Centro de Ladário e na Estratégia de Saúde da Família João Fernandes, das 07h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30 de segunda a sexta-feira. Já na ESF Erico Vale, no bairro Seac, o horário de atendimento será apenas na segunda e sexta-feira das 13h as 15h00. Nas Escolas, um cronograma será lançado, porém, todas as instituições de Ensino do Município participarão da Campanha, junto a Secretaria de Saúde.

O HPV

O HPV é a principal causa de câncer de colo de útero, também conhecido como um condiloma acuminado, conhecido também como verruga genital, crista de galo, figueira ou cavalo de crista, é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pelo Papilomavírus humano (HPV). Atualmente, existem mais de 100 tipos de HPV – alguns deles podendo causar câncer, principalmente no colo do útero e do ânus. A principal forma de transmissão do vírus do HPV é pela via sexual. Para ocorrer o contágio, a pessoa infectada não precisa apresentar sintomas. O uso da camisinha durante a relação sexual geralmente impede a transmissão do HPV, que também pode ser transmitido para o bebê durante o parto.

 

Por: Da Redação