Ladário

“Ônibus da Saúde” realizou 200 atendimentos de prevenção ao câncer em Ladário

 

População logo cedo para atendimentos de prevenção contra a doença
"ônibus da Saúde" em Ladário durante ops atendimentos aos pacientes

200 pessoas foram atendidos pelo “Ônibus da Saúde” da Caixa de Assistência ao Servidor do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) pelo Projeto de Prevenção ao Câncer neste sábado (22) em Ladário. A Ação foi desenvolvida em parceria com a Prefeitura, através da Secretária de Saúde, com o intuito de alertar a população sobre os riscos do câncer e também a importância da prevenção contra a doença.

Segundo o Secretário de Saúde, Cleber Colleone, essa estrutura na cidade é o momento da população se atentar dos riscos do câncer e aproveitar para sanar as duvidas, “é uma doença séria, porém, se detectada com tempo, tem cura. Além de atender as beneficiárias da Cassems, o “Ônibus da Saúde” também disponibilizou sua estrutura aos pacientes do SUS, já que muitas pessoas não tem a condição de se deslocar até outras regiões para a realização dos exames. Porém, reforço que o município mantém o compromisso, disponibilizando transporte para esses tipos de caos”, explicou.

Não perdendo tempo, a professora Glaucia Arruda, foi uma das primeiras a chegar no local. “Esse ônibus facilitou bastante para quem não tem condições de se deslocar até a Capital para fazer os exames, então o ônibus é uma ótima oportunidade para que as pessoas se preocupem mais com a saúde”, conta a professora que afirma ainda que sempre faz o auto-exame de mama, mas que é bom receber as orientações de profissionais qualificados, buscando sempre a prevenção.

O ônibus da saúde estacionou às 7 horas na rua Couto Magalhães, ao lado do Ginásio Poliesportivo Professor Hélio Benzi, próximo a Secretária de Saúde de Ladário, onde recebeu toda a estrutura da Secretária de Saúde, assim como a equipe do “Ônibus da Saúde” que trouxe também 15 profissionais da saúde, para fazerem atendimentos.

Lançado em outubro de 2011, o programa de prevenção ao câncer viabilizado pela Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems), “Ônibus da Saúde”, chega ao segundo ano realizando cerca de 1800 procedimentos. Só no ano passado, o programa de prevenção ao câncer visitou 29 cidades, realizando 1,8 mil atendimentos e diagnosticou 14 casos de alterações entre as beneficiárias Cassems, além das usuárias do SUS.

“Todos os casos identificados, já estão em tratamento. Nós visitamos as cidades e realizamos os exames e quando constatamos que o paciente está com qualquer tipo de problema, ele é diretamente encaminhado ao Hospital do Câncer Alfredo Abrão, onde tem a oportunidade de se tratar. Na maioria das vezes eles nem imaginavam que podiam ter essa doença”, falou o médico oncologista e coordenador do programa, Fabrício Colacino.

Ainda conforme Colacino, os maiores casos de câncer são os de pele, ocupando o primeiro lugar, seguido por colo de útero e mama. Ao todos, foram realizados 25 exames de Mamografia; 50 Preventivos; 50 Exames de pele, suspeitas de Câncer, através do SUS.

Já a Cassems fez 50 Exames de Prevenção, assim como 25 de Mamografias. Todos os atendimentos aconteceram por meio de agendamentos, feitos através dos profissionais que trabalham nas Unidades de Saúde de Ladário, que não mediram esforços para providenciar previamente o agendamento dos pacientes.

O “Ônibus da Saúde” é considerado a maior estrutura de tratamento em prevenção ao câncer do país. Ele é composto por uma superestrutura com sala de exames ginecológicos, sala de mamografia, consultório médico e centro para pequenas cirurgias. O veículo tem 4,32 metros de altura e 14 metros de comprimento.

 

Por: Da Redação