CorumbáEstadoLadário

“O Caverna Mestra da Armada” completa 77 anos de incorporação

Monitor Parnaíba completou 77 anos de bons serviços prestados

 

Monitor Parnaíba completou 77 anos de bons serviços prestados

O Monitor Parnaíba, navio subordinado ao Comando da Flotilha de Mato Grosso, completou 77 anos de incorporação à Armada no dia 6 de novembro de 2014.

Foi realizada na última quinta-feira a cerimônia de comemoração do aniversário do “Jaú do Pantanal”. Navio projetado e construído por brasileiros no “Arsenal de Marinha da Ilha das Cobras”, sendo o marco do reinício da construção naval do Brasil, atuou na II Guerra Mundial realizando escolta de comboios ameaçados por submarinos alemães a partir de Salvador, tendo completado 3.570 milhas navegadas e 24 dias de mar em operações de guerra. Após mais de 60 anos em atividade, passou por um período de modernização, onde recebeu novos sistemas de propulsão, de governo e de geração de energia elétrica, novos sensores, equipamentos de comunicações e novos armamentos.

Ao completar 77 anos de bons serviços prestados, e totalizar, aproximadamente, 3100 dias de mar, ostenta o título de “Caverna Mestra da Armada”, cumprindo todas as tarefas atinentes às operações de Guerra Naval no ambiente ribeirinho, Patrulha Naval, Assistências Cívico-sociais, Comissões de Representação Militar, Operações de Socorro e Salvamento, Operações Aéreas, dentre outras.

Cerimônia de Comemoração do 77° aniversário do MParnaíba

 

Por: Da Redação