O município de Ladário, por meio da Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, em parceria com a Embrapa Pantanal, Empresa de Mineração Vale, P.B. Lopes Scania e VM Transportes, realiza a partir das 09h30, desta quarta-feira, 23 de setembro, a comemoração ao dia da árvore, celebrada na última segunda-feira (21), com o “Ladário Mais Verde- Plante Essa Ideia”. O evento integra o calendário de festividades dos 237 anos de Ladário.
O objetivo do evento, que acontecerá nos cruzamentos da Avenida 14 de Março, com a rua Conde de Azambuja, é levar para a população a importância de se ter um município arborizado, bem como despertar o interesse em cuidar e zelar de uma muda, até que ela atinja o seu tamanho adulto, foi o que informou a Diretora de Gestão e Controle Ambiental da Fundação de Meio Ambiente Ligia Lopes Teixeira de Santana.
“Ladário tem em sua área urbana em aproximadamente 70% arborizada. Isso representa um grande ganho de qualidade de vida para a população, ainda mais neste período no qual estamos que é de forte calor. Por isso, é de suma importância preservar as nossas mudas que estarão sendo distribuídas para todos”, falou Ligia.
Ainda conforme ela, serão doadas pouco mais de 250 mudas, de espécies nativas, como ipês, Gonçalo, jatobá, entre outras. “Para cada cidadão que ganhar uma muda, ele deverá assinar um termo de compromisso para cuidar e zelar pelos cuidados com a mesma. Além disso, estaremos levando orientações, através de panfletos e kits, que serão distribuídos pela nossa equipe, juntamente com alunos da Escola Estadual 02 de Setembro, nas proximidades da feira livre”, explicou.
Programa de Plantio Compensatório
Na oportunidade, o Prefeito José Antonio Assad e Faria, assinará um termo de cooperação do Programa de Plantio Compensatório, com a empresa Granel Química LTDA e o IBAMA.
A proposta desta ação tem por finalidade a soma de esforços entre o município e a empresa, para a realização do projeto que viabilizará o plantio compensatório em uma Área de Preservação Permanente, dentro da área urbana de Ladário, com espécies nativas com ocorrência em matas ciliares da região, plantando o maior número de mudas possíveis, pioneiras de rápido crescimento.
A área compensada será entre as ruas Saldanha da Gama, Salgado Filho, Dom Aquino Corrêa e 24 de Agosto, considerada de Preservação Ambiental, por onde passa o córrego Teixeira, mais conhecido como o córrego do Chico. (Assessoria de Imprensa-PML)
Por: Da Redação