Foi implantada na noite desta quarta-feira, 09 de setembro, a Associação Comercial e Empresarial de Ladário (ACEL). A unidade representa um marco para o município, que terá como papel principal, criar uma história de lutas e conquistas beneficiando o setor empresarial da cidade, que começou com a criação da Sala do Empreendedor, junto a Secretaria Especial de Fomento ao Desenvolvimento Econômico.
Para o prefeito José Antonio Assad e Faria que participou do evento, acompanhado da primeira dama e Secretária Especial de Políticas Públicas e Cidadania Gisele Maria Saab e Faria, a criação da Associação Comercial e Empresarial de Ladário, representa muito para o desenvolvimento e para o futuro do município, onde já nasce com missões gigantescas e propósitos imensos de conseguir alavancar o desenvolvimento da cidade.
“Nós através da Marinha do Brasil passamos mais de 200 milhões de reais na economia da nossa Ladário e não conseguimos fazer com que esse recurso fique aqui, pois é evidente que uma parte fica, mas precisamos lutar para termos esse recurso enriquecendo a nossa cidade, e ai, está mais um motivo para a luta pela nossa agência do Banco do Brasil, e a Associação Comercial é fundamental para nos ajudar, porque o comerciante é o maior prejudicado pela falta de agência. Precisamos lutar por isso, precisamos lutar pela formalização do nosso comércio. O comercio informal precisa ser regulamentado, mas nós precisamos valorizar o comerciante formal que gera empregos formais. Por tudo isso e por outras demandas, que ainda existem, é que a Associação Comercial e Empresarial de Ladário nasce sob o signo da esperança, sob o emblema da força, da luta e da vontade de um povo para se fortalecer e conquistar a sua riqueza, essa riqueza que é tão importante e que existe dentro de nós”, disse José Antonio.
“Temos certeza que o desenvolvimento da nossa indústria do turismo, o nosso calendário de eventos através da estruturação das nossas atividades culturais, do nosso porto fluvial, do nosso porto, do nosso complexo industrial, do crescimento previsto para a Marinha do Brasil em 70% do seu efetivo, além do efetivo que existe hoje, o desenvolvimento da área de preservação ambiental da nossa Baia Negra, são projetos importantes que com certeza irão atrair empresários, construtores para a nossa região , promovendo riquezas na nossa região, e ai, a nossa Associação Comercial será muito mais forte, vai crescer e principalmente vai protagonizar e liderar a busca da autonomia, da riqueza e principalmente da qualidade de vida de todos os ladarenses. A Associação Comercial Empresarial de Ladário será capitaneada por um homem corajoso, uma liderança forte na cidade o meu amigo, Silvio Leal”, completou o prefeito se referindo ao presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ladário.
A criação da entidade que tem como maior apoiador a Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS) também contou com a participação do presidente da instituição, Alfredo Zamlutti, onde revelou que a ACEL é um sonho realizado na região de Ladário.
“Eu estou muito feliz com a criação da ACEL aqui hoje, é mais uma batalha vencida. Vocês são os donos dessa casa, façam dela a reivindicação de vocês, porque os pedidos quando chegam às autoridades chega com força e é isso que eu, quero para a Ladário. As Associações pequenas não pagam, pois a nossa função é ajudar vocês e eu gosto de simplificar e resolver as coisas. Nós somos parceiros da associação e estamos à disposição para auxiliar e ajudar em tudo que for do nosso alcance”, falou.
Presente em 53 municípios de Mato Grosso do Sul, a Associação Comercial e Empresarial chega à Ladário para criar estabilidade, competitividade entre os setores comerciais locais, que mesmo em meio a momentos difíceis, vem aumentando seu potencial econômico, devido ao crescimento das empresas existentes e a criação de novos comércios.
Começando a alavancar a economia da cidade e chamando a atenção de grandes investimentos, Evaldo Emiliano de Souza, Superintendente Estadual do Banco do Brasil, pontuou que a agência é responsável por 54% de todo crédito que gira no comércio do Estado, sendo 82% de todo crédito aplicado em agronegócios e os outros restantes são das demais instituições financeiras.
“Nós acreditamos na união de forças para alcançar objetivos, por isso o BB tem buscado estar próximos das Associações Empresariais para vencer as barreiras existentes. Estamos passando por momentos de crise e ai que encontramos as oportunidades, pois é o momento de inovar e buscar soluções e alternativas para poder suplantar esta fase. Nós temos buscado apresentar o BB para a sociedade organizada e é muito mais fácil quando a gente tem uma associação onde a gente leva o que o nosso banco tem de solução em produtos e serviços para os nossos clientes. Com a chegada da ACEL novas oportunidades irão surgir, gerando assim, uma economia equilibrada e bastante rica”, mencionou Evaldo.
Já para o secretário da pasta Especial de Fomento ao Desenvolvimento Econômico Jorge de Castro, enfatizou o importante momento vivido pela Pérola do Pantanal, mostrando a força dos associados, se tornando um só.
“A grande importância da associação é que a partir desse momento, os comerciantes ganham força para pleitear várias casos que a gente precisa no nosso comércio para a população ladarense, para os nossos vizinhos de Corumbá, e para os turistas que nos visitam. Agora de uma forma muito mais fácil, teremos acesso ao crédito que ajudará a estruturar melhor o comércio. Em especial estaremos mais forte para cobrar dos colegas da segurança pública, principalmente na área de comércio, para cobrar da prefeitura, conseguindo assim, atingir um índice alcançado por alguns municípios brasileiros”, ressaltou De Castro.
De acordo com secretário, existem prefeituras que compram todo o material necessário dentro do comércio local e que com a implantação da ACEL isso será possível no município. Pesquisas realizadas pela Fecomércio mostrou que Ladário em meio à crise, “ao invés de regredir, está criando novos comércios e nós podemos ver isso nas ruas, dando a oportunidade de emprego e a maior prova está aqui hoje, jovens e antigos empreendedores”, apontou.
Formação da Assembleia da ACEL
Para dirigir a ACEL, foi empossados Silvio Roberto Leal (presidente), Patricia Pereira Andrade (vice-presidente ), Ari Nogueira (Secretário) e Leonardo Ibrahim (Tesoureiro).
Na oportunidade, o presidente da FAEMS elencou a chegada de novas associações em Mato Grosso do Sul, sendo a reativação da Associação de Bandeirantes, Associação de Jaraguari e a criação de uma Associação em Tacuru e em Antônio João.
“Eu assumo essa posição, disposto a somar com vocês comerciantes e empresários de Ladário para fortalecer o nosso comércio e proteger essa pedra fundamental que foi lançada que é a nossa ACEL. Após longos meses de tentativas conseguimos implantar a associação que é 100% autônoma, mesmo assim, contamos com o apoio da administração pública e privada, bem como de outras entidades. Nós queremos o progresso da nossa cidade e sem dúvidas a nossa Associação servirá para isso, é importante que todos os comerciantes tragam nossos colegas para conhecer mais sobre o trabalho da ACEL, pois a união faz a força e juntos chegaremos muito mais longe”, discursou o presidente da ACEL Silvio Roberto Leal. (Assessoria de Imprensa-PML)
Por: Da Redação