Em 2009, quando o Prefeito José Antonio Assad e Faria, assumiu a administração municipal, junto com a sua equipe de governo, os atendimentos médicos da Secretaria de Saúde eram de 3 mil anuais. Em 2014, os números mais que triplicaram, chegando a 18 mil atendimentos.
O resultado, fruto do trabalho em equipe da pasta, dirigida pelo secretário Cleber Colleone, que tem a pretensão de fechar 2015 com mais de 20 mil atendimentos, se rende a chegada dos médicos estrangeiros do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, onde no município, estão 3 cubanos, 02 venezuelanos e uma brasileira que faz parte do programa, bem como também uma médica brasileira do Programa PROVAB em ações realizadas diariamente junto a população.
Atualmente são 07 equipes da Saúde da Família, que englobam as seis unidades físicas, sendo as ESF’s – Estratégias de Saúde da Família- Romeu Albaneze; Almirante Tamandaré; João Fernandes; Nova Aliança; Centro (recém-inaugurada); Unidade de Pronto Atendimento (Policlínica); Erico Valle Loaiza – primeira unidade com sede própria nos 237 anos de história da Pérola do Pantanal. Além disso, as visitas domiciliares dos enfermeiros, também tiveram o mesmo seguimento, um aumento de 340, em 2009, para 1,3 mil em 2014.
“Estamos levando o atendimento para perto das famílias. Tudo isso representa a acessibilidade ao serviço de saúde, estabelecendo a porta de entrada que é a unidade mais perto da família ladarense. Esse é nosso compromisso. Como nós não temos toda a a média complexidade em Ladário, compramos serviços de munícipios próximos, que no nosso caso, é Corumbá e Campo Grande, que oferecem esses atendimentos, por meio de Clinicas e Hospitais que nos atendem”, explicou o secretário de saúde Cleber Colleone.
Ainda conforme ele, o porte da cidade, que é de aproximadamente 21 mil habitantes, não dá condições ainda de se instalar um hospital, “ o custeio seria inviável para o município e o dinheiro disponível para a atenção hospitalar da média e alta complexidade então é direcionado para Corumbá, que nos atende. Então, precisamos assumir os nossos compromissos, como estamos fazendo, ofertando consulta médicas da atenção básica em nossa cidade e algumas especialidades. Porém, procuramos atender ao máximo. Só no ano passado foram 7,6 mil atendimentos realizados no Pronto-Atendimento, o que ajuda a não sobrecarregar a nossa referência”, explicou o secretário se referindo ao Pronto Socorro de Corumbá e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Ultimamente os trabalhos direcionados dentro da Atenção Básica em Ladário oferecem atendimentos em áreas que antes, o município não abrangia, sendo hoje, realidade, como Ortopedia, Pediatria, Ginecologia Obstetrícia, Endocrinologia, Exames de Ultrassom – tanto de abdômen, quanto do aparelho genital feminino, Ultrassom de Tireoide, Cardiologia, realização de exames (coleta de sangue), Farmácia Municipal e os atendimentos médicos nas ESF’s e também na Unidade Mista (Policlínica), com um médico clínico geral.
Com importantes avanços e buscando recursos para melhorar a cada dia os atendimentos dentro das unidades de saúde, novos projetos já foram e ainda estão sendo desenvolvidos no município. Segundo o secretário Cleber, uma das prioridades da administração, logo de início, foi à reforma e ampliação do Pronto Atendimento da Unidade Mista.
“Antes os atendimentos médicos eram feitos em uma sala pequena, pouco espaço. Com a reforma e ampliação, tudo mudou. O prédio ganhou uma sala de repouso feminino e masculino, com ar-condicionado, médicos atendendo em sala mais apropriada, sala de recepção, enfermeiros e técnicos de enfermagem, entre outras demandas atendidas. Mas, sempre é bom lembrar que esse nosso Pronto-Atendimento, não é Pronto Socorro, mais realiza um trabalho de atendimento inicial, atendendo as demandas mais simples das urgências, como consultas, suturas, medicações injetáveis e outras”, falou Colleone.
Para este ano, em andamento, estão sendo construídas três novas Unidades de Saúde dentro de Ladário, por meio de recursos do governo federal, Governo estadual e contrapartida da Prefeitura de Ladário.
Foram destinados, através do Ministério da Saúde R$ 1.300.000,00 mil para a construção de 03 postos de Saúde da Família. Os bairros contemplados serão: Alta Floresta, Almirante Tamandaré e Nova Aliança.
Outro ponto destacado é a reforma e ampliação do NCZ (Núcleo de Controle de Zoonoses) com a reforma do canil e da administração e construção de um muro no seu entorno para manter apreendidos os animais encontrados soltos nas vias públicas, trabalho este realizado por uma empresa contratada que pode ser acionada através da Guarda Municipal de Ladário pelo telefone 3226-5404.
Trabalho junto à população
Trabalhando junto à população, a Saúde de Ladário vem buscando proporcionar condições, através de ações, programas e projetos, de uma melhor qualidade de vida.
Envolvidos nestas ações, está a equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), que desenvolvem projetos como o “Desafio Saúde”, “Mamãe Bebê”, “Cine na Rua” e atividades de orientações em saúde, dentro das ESF’s e também grupos da comunidade.
Raio-x
Ladário passou a realizar novos exames clínicos com a aquisição de equipamentos como o eletrocardiógrafo e o ultrassom, já citados. Outra conquista do município, que está por vir, é a instalação do aparelho de Raio-x.
“O aparelho está montado. A empresa responsável por fazer a readequação da parte elétrica do prédio e da parte externa, na rua, está finalizando os trabalhos. Agora temos duas etapas, teste de funcionamento do aparelho e a validação técnica da sala que irá receber esses atendimentos. Acreditamos que em 90 dias, já estaremos com o aparelho funcionando, atendendo aos ladarenses”, explicou Cleber.
“Nossa gestão, a frente da Secretaria de Saúde tem sido pautada por ações envolvendo nossas equipes da Secretaria, abrindo sempre as portas do gabinete para a população e os trabalhadores, sempre com um atendimento franco e direto, esclarecendo sempre as dúvidas e buscando as soluções dos problemas que nos são apresentados.
Sabemos que ainda existe muito, mais estamos fazendo uma revolução no Sistema de Saúde em Ladário. Quem viveu os últimos 20 anos em Ladário, sabe das mudanças feitas na saúde. E iremos sempre trabalhar cada vez mais para buscar o melhor para a nossa querida população Ladarense”, finalizou o secretário. (Assessoria de Imprensa-PML)
Por: Da Redação