A guerra na Ucrânia entrará numa “fase dramática” do conflito durante o inverno europeu, que acontece daqui algumas semanas.
Esta é a avaliação do cientista político e professor do Departamento de Relações Internacionais da UERJ Mauricio Santoro.
Em entrevista à CNN Rádio, ele destacou que a região vai “se defrontar com uma crise energética muito grande, não só na Ucrânia, mas também na Europa Ocidental.”
“Com a interrupção do fornecimento de gás russo, haverá dificuldade de pagar a conta para manter a casa aquecida, na Ucrânia será trágico, para reconstruir a infraestrutura afetada pelos ataques leva tempo e dinheiro.”
Ao mesmo tempo, Santoro afirma que a Rússia vai entrar em recessão “pelas pressões e instabilidades que vemos na Europa, é um cenário ruim para todo mundo.”
“Por esse motivo, os países têm defendido solução para acabar com a guerra o mais rápido possível, já que estão preocupados com a inflação do preço global dos alimentos e combustíveis”, completou.
O professor ainda avalia que houve “mudança de tática” da Rússia, que tem apostado na escalada de ataques, desta vez com mísseis kamikaze.
“Eles estão sendo usados para substituir a falta de outros recursos militares”, disse Santoro.
De acordo com ele, a Rússia “está procurando alternativas para lidar com a escassez e desgaste de quase 8 meses de guerra”.
*Com produção de Isabel Campos / CNN Brasil