Em visita a Aldeia Amambai na última quinta-feira (25), a segunda mais populosa do Estado, o deputado federal Zeca do PT recebeu as sugestões e críticas sobre a falta do transporte escolar para os estudantes indígenas, que é de responsabilidade da administração municipal.
Dona Damiana, proprietária da residência onde foi realizada na reunião de prestação de contas do mandato falou das dificuldades enfrentadas pelos jovens estudantes.
“Quem tem bicicleta consegue ir para escola mais fácil, mas quem não tem vai a pé por quilômetros. Para quem estuda de tarde é ainda mais perigoso, por que eles só chegam de noite em casa. Minha filha volta da escola sempre com medo. Por que o governo não consegue um ônibus para deixar nossos filhos mais perto de casa?”, questionou a ansiã indígena da comunidade.
Outra ponto levantado durante a reunião foi o cadastro para casas populares do programa “Minha Casa, Minha Vida” para comunidades tradicionais, em que várias famílias foram listadas, porém, após quase dois anos depois, nada foi resolvido pela prefeitura. Dona Damiana chegou a mostrar o simples barraco onde vive com a família esperando pela casa prometida.
O deputado federal Zeca do PT ficou de verificar as situações e avaliar a possibilidade colocar emendas parlamentares para tentar solucionar a questão do transporte escolar, porém informou que os recursos só poderão ser alocados no próximo ano, pois as emendas de 2016 já foram comprometidas com outros projetos.
Sobre a questão das moradias, os indígenas ficaram de identificar qual entidade realizou o cadastro para que o mandato possa oficializar os questionamentos para saber o andamento da entrega das casas.
Por: Da Redação