Estado

Zeca do PT quer investimentos de R$ 20 milhões em agroindústrias em MS

 

O deputado federal Zeca do PT quer reforçar a economia dos assentados de Mato Grosso do Sul criando novas agroindústrias e fortalecendo as já existentes nos cinco grandes polos da agricultura familiar no Estado: Ponta Porã, Sidrolândia, Nova Andradina, Nioaque e Itaquiraí. O projeto conta com a parceria do deputado federal Vander Loubet (PT).

A proposta foi apresentada com os assentados e assentadas do distrito de Nova Itamarati em Ponta Porã, com a presença do prefeito Ludimar Novais (PDT), após a visita do presidente Lula a região.

“Conversando com os companheiros deputados do Núcleo Agrário do PT na Câmara. percebi que estamos atrasados nessa área. Falei para o Vander que precisamos dar um passo para frente, começar melhorar de fato a estrutura dos assentamentos . Uma coisa é você vender um litro de leite, outra coisa é você vender o queijo, o iogurte. Vocês sabem que tem outro valor agregado. Em Ivinhema , São Grabiel do Oeste, fruto do nosso programa Prove Pantanal tivemos sucesso na inciativa na agricultura familiar. Agora queremos explorar o potencial das pequenas cooperativas”, comentou o deputado.

Zeca e Vander devem criar um fundo para investimentos específicos nos assentamentos e comunidade tradicionais.

“Conversando com Vander me perguntei por que não constituímos um fundo, eu coloco parte das minhas emendas parlamentares e você coloca outra, daí conversamos com governador, que complementaria nossos investimentos. Temos esse compromisso com o governador, que para cada real de emenda trazida para o Estado, ele colocaria mais um. Conversei com Lula, com Stédile, eles adoraram a ideia”, lembrou o parlamentar .

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e as prefeituras também poderão compor esse novo fundo de desenvolvimento.

“Estive com deputado João Daniel (PT-MG) e Marcon (PT-RS) no Incra em Brasília e o presidente Leonardo, ficou interessadíssimo em apoiar nossa ideia com recursos. Imagina um fundo com emendas dos parlamentares, com recursos dos governos estadual e federal e ainda dos municípios, podemos chegar a investimentos de R$ 20 a 25 milhões de reais por ano”, estimou Zeca do PT. (Assessoria de Imprensa)

 

Por: Da Redação