A segunda edição da Feira Literária de Bonito (FLIB), que acontece entre os dias 6 e 9 de julho em Bonito (MS) contou com apoio de uma emenda parlamentar de R$ 300 mil do deputado federal Zeca do PT. Os recursos foram garantidos ainda em 2015 na organização da primeira edição do evento.
“Fico muito contente em saber que pude contribuir para realização deste evento tão importante para cidade de Bonito, um principais eventos da literatura do Centro Oeste, com todo seu brilhantismo, que com certeza contribuirá para divulgação da cultura literária de nosso Estado”, comentou.
O ex-governador relembra que foi no seu mandato que as principais atividades culturais que perduram até hoje foram criadas.
“Foi no nosso governo, que ousamos, mesmo com todas as dificuldades que tínhamos em função do Estado falido que recebemos do PMDB, que ousamos em criar o Festival de Inverno de Bonito e o Festival América do Sul em Corumbá, eventos que ainda resistem. A cidade e a população de bonito merecem o festival de inverno e a FLIB. A prefeitura e a população de Bonito, assim como aqueles que ainda creditam na literatura como instrumento importante de luta política, meus parabéns por mais essa edição da feira”, parabenizou Zeca do PT.
FLIB 2016
A FLIB 2016 terá inúmeras atrações em vários seguimentos da cultura como encontros com autores nacionais e regionais, mesas de debate, oficinas de criação, oficinas para professores, saraus, narração de histórias, brincadeiras, apresentações de teatro, música e sessões de cinema.
Estão confirmadas atrações como o Teatral Grupo de Risco, de Campo Grande; o Grupo Mamulengo Presepada, de Brasília; palestra com o publicitário e escritor Pedro Gabriel, responsável pelo projeto Eu Me Chamo Antônio, entre outros.
A feira contará ainda com show musical de Tetê Espíndola, palestra-show do cantor e escritor Tico Santa Cruz e o espetáculo teatral “Autobiografia Autorizada” com o ator Paulo Betti, que também se apresentará no Espaço Sarobá, em um bate papo com os presentes.
Tendo como tema “Palavra Aberta. Palavra Liberta!”, a feira retoma a proposta de investimento da formação do leitor, no encontro direto com o autor e seu ofício e o acesso ao livro. Segundo a curadora da feira Maria Adelia Menegazzo, o objetivo é despertar e promover o prazer pela leitura e formar leitores para a vida.
Neste ano, o escritor corumbaense Lobivar de Matos (1915-1947) será o grande homenageado da FLIB. Sua vivência na região pantaneira é um dos temas das produções do pré-modernista, que escreveu obras como ‘Areôtorare: poemas boróros’ e ‘Sarobá’.
Mais informações sobre a programação da FLIB 2016 você pode encontrar no site: www.flibonito.com.br. (Assessoria de Imprensa)
Por: Da Redação