Estado

Zeca do PT denuncia abortos e morte de bezerros por agrotóxicos em Sidrolândia

Fotos: Site Visão Popular

 

O deputado federal Zeca do PT irá denunciar os abortos e as mortes de bezerros ocasionados pela aplicação irregular de agrotóxicos em propriedades rurais próximas ao assentamento Vacaria, em Sidrolândia. A representação será protocolada nesta semana na promotoria de Meio Ambiente, Secretaria de Meio Ambiente e Ibama.

Fotos: Site Visão Popular
Fotos: Site Visão Popular
Fotos: Site Visão Popular

O caso

Conforme matéria publicada no site Visão Popular, o assentado Antônio Estancalim perdeu inúmeros bezerros após a aplicação do veneno para combater doenças nas lavouras de soja. Segundo Estancalim, nos últimos meses foram registrados três abortos de bezerros em estado adiantado de gestação e a morte de um outro bezerro de aproximadamente três meses, que estava em perfeitas condições. Parte da propriedade do assentado foi atingida pelos agrotóxicos aplicados nas propriedades próximas ao seu lote no assentamento Vacaria.

“É importante dizer que não é a primeira vez que recebemos esse ´tipo de denúncia a cerca da utilização irregular de agrotóxicos, melhor dizendo, de veneno, provavelmente muito deles não autorizados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), sendo usados nas lavouras ao lado de comunidades indígenas e assentamentos prejudicando enormemente a sobrevivência destes povos. Ano passado, no assentamento de Guia Lopes, chamado Rio Feio os assentados denunciaram que uma grande lavoura do agronegócio borrifou veneno com avião na região, onde os assentados cultivavam abelhas para produção de mel, consequentemente as abelhas desapareceram e inviabilizaram a produção. De outro lado, agora outra denúncia mostra que a utilização de veneno tem inviabilizado a produção leiteira e a vida destes pequenos trabalhadores, na medida em que as vacas prenhas abortam, quando nascem os bezerros eles morrem. Estou pedindo a investigação na secretaria de Meio Ambiente , Ibama e irei fazer essa representação ao Ministério Público pedindo a apuração deste caso”, comentou Zeca do PT.

Zeca irá levar a denúncia paras as comissões de Meio Ambiente e Agricultura da Câmara dos Deputados em Brasília (DF).

“Todos esses fato irei levar ao conhecimento da Comissão de Meio Ambiente e a Comissão de Agricultura da Câmara federal. Elas justificam que temos que discutir urgentemente a utilização destes agrotóxicos no Brasil, porque se interfere nas abelhas, nos bezerros, também interfere na vida humana, como previu os estudos do Inca (Instituto Nacional de Câncer), que diagnosticou o aumento assustador de casos de câncer nos seres humanos após a grande utilização de agrotóxicos no país”, finalizou o parlamentar. (Assessoria de Imprensa)

 

Por: Da Redação