Estado

Tempo parcialmente nublado com previsão de chuva fraca

 

Segundo as informações do Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (Cemtec/MS), chove fraco a partir da tarde em parte da região central (mais ao norte), região do bolsão e região norte. O volume será bem baixo, em torno de 10 milímetros.

De acordo com a meteorologista do Cemtec/MS, Cátia Braga, na região sul e sudoeste, bem como nos municípios de Porto Murtinho, Caracol e Bela Vista, não há tendência de chuva apesar da nebulosidade. O sol será predominante nessas áreas e a temperatura pela manhã registra 18°C em Dourados, Ponta Porã e municípios próximos da região sul. Paranaíba e bolsão registram temperatura de 23°C. E demais municípios, entre 20-21°C.

No período da tarde Coxim, Três Lagoas e Porto Murtinho registrarão aproximadamente 32°C. São Gabriel do Oeste terá uma temperatura semelhante, 31°C. Segundo Cátia Braga, na capital pantaneira, Corumbá, a temperatura não subirá tanto, devido à instabilidade, e tende a registrar até 30°C. Região leste também terá temperatura acima de 30 graus para alguns municípios como Bataguassu e Três Lagoas.

A umidade relativa ficará em 40% na região central e sudoeste. Em torno de 45-50% em Coxim e região. Cassilândia, Água Clara e todo o bolsão umidade mínima de 50%. Corumbá, Miranda e Aquidauana, 45%.

Umidade Relativa do Ar Mínima

Acima de 40% é considerado Normal; entre 40% e 30% é considerado estado de Observação; entre 29% e 20% é considerado estado de Atenção; entre 19% e 12% – estado de Alerta; abaixo de 12% – estado de Emergência.

Mapa de chuvas

De acordo com o registro da estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o acumulado de chuva em Campo Grande, no mês de outubro (até dia 15), é de 74,40 milímetros. Os dados históricos (normal climatológica) esperados para outubro são de 147,9 milímetros.

Veja no mapa os registros de chuvas nos demais municípios do Estado

 

Por: Da Redação