Ícone do site Pérola News

Software da previdência deve ajudar governo no gerenciamento de informação de servidores

Servidores do estado de Mato Grosso do Sul podem esperar mais agilidade e segurança no lançamento e busca de dados no sistema previdenciário estadual. Representantes e técnicos do Ministério da Previdência Social e do governo de Mato Grosso do Sul estiveram reunidos na tarde desta sexta-feira (3) com representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, para discutir e analisar a implantação do Sistema Previdenciário de Gestão para Regimes Próprios de Previdência Social (Siprev).

Trata-se de uma solução tecnológica que visa acabar com papéis e agilizar o conhecimento e acesso dos servidores em seu histórico previdenciário, com mais precisão de informações.
De acordo com o secretário de Políticas de Previdência Social, Leonardo Rolim, o sistema desenvolvido pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), permite coletar e validar informações sobre os servidores estaduais, além de gerar um arquivo com dados de cada servidor e seus dependentes, garantindo economia ao Estado.

“Desta forma poderemos confrontar dados com o cadastro nacional, facilitando o conhecimento da aposentadoria. Queremos formalizar a nossa cooperação na implantação deste sistema em Mato Grosso do Sul e esclarecer dúvidas antes de utilizá-lo”, explicou o secretário.

Uma das formalidades para se utilizar o software é a realização de um censo previdenciário, que já foi realizado pelos setores responsáveis dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário envolvidos na implantação do Siprev em Mato Grosso do Sul.

Os técnicos de cada segmento irão analisar e conhecer o sistema nos próximos dias. Uma reunião para esclarecer dúvidas no preenchimento do Siprev e no abastecimento dos dados dos servidores do Estado, já foi agendada. Nos dias 8 e 9 de março, no Tribunal de Contas, acontece uma discussão técnica com os representantes de todos os poderes para nivelar o conhecimento e esclarecer possíveis duvidas em relação ao sistema.

Para a secretária de Estado de Administração, Thie Higuchi a utilização do sistema trará benefícios a Mato Grosso do Sul. “Além de nos livrarmos dos papéis, poderemos gerir melhor nosso banco de dados. O nosso principal objetivo é trabalhar para conseguir a participação das equipes que estão à frente deste projeto, agilizando o processo previdenciário e envolvendo todos os poderes”, esclareceu a secretária.

Thie disse que um decreto conceitual nomeando comissões de trabalho e solicitando o envio de informações será colocado em discussão com o governador André Puccinelli. “Isso deverá auxiliar os responsáveis de cada setor, dentro de cada um dos poderes na execução de suas tarefas para abastecimento do Siprev”, comentou a secretária.

O diretor-presidente da Ageprev, Moacyr Roberto Salles ressaltou a importância do Siprev para Mato Grosso do Sul. “O sistema que possuimos atualmente está em amadurecimento. Ao adotarmos este novo sistema poderemos saber o histórico funcional e documental de cada servidor. Vamos poder prever os gastos com previdência para tempos futuros, como daqui 10 anos, por exemplo. É planejar, e dentro de um planejamento vamos construir nossas ações”, explicou Moacyr.

Sistema

O Siprev é um software livre que permite armazenar, em um único banco de dados, as informações cadastrais (informações básicas da pessoa, seja servidor ativo, inativo, pensionista ou dependente); as informações previdenciárias (vínculos funcionais, tempos de contribuição, aposentadorias adquiridas, histórico funcional, cargos e carreiras), e as informações financeiras do contribuinte (valor de contribuições previdenciárias e benefícios recebidos), bem como permite a concessão e manutenção de benefícios (habilitar, simular, reabrir/revisar todos os tipos de benefício) e a verificação dos registros de dados essenciais.

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile