Estado

SIMTEDS mobilizados para ressarcir administrativos do desconto efetuado pelo Estado

 

Os 71 SIMTEDS (Sindicatos Municipais dos Trabalhadores em Educação) afiliados a FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) estão se mobilizando para efetuar o ressarcimento aos funcionários administrativos da educação referents ao desconto efetuado pelo governo do Estado relativo à Paralisação nos dias 9, 10, 14 e 15 de maio

Na ocasião os trabalhadores em Educação realizaram o protesto por valorização profissional, contra o reajuste salarial de 6% oferecido pelo governo do Estado e pela unificação da Carreira.

De acordo com o presidente da FETEMS, Roberto Magno Botareli Cesar, a ideia da devolução dos valores descontados dos administrativos da educação surgiu durante o Conselho de Presidentes da Federação no final do mês de maio e agora os SIMTED’s estão colocando em prática esta ação. “A nossa indignação com esta atitude antidemocrática e repreensiva do Governo do Estado nos mobiliza ainda mais, já sabemos de sindicatos que estão realizando rifas, de outros que estão apenas recolhendo doações dos trabalhadores em educação nas escolas e alguns fazendo o pagamento com recursos próprios”, afirma.

Caarapó

O SIMTED de Caarapó depositou os valores referentes ao desconto nas contas bancárias dos funcionários administrativos da educação na segunda-feira(16)

Conforme afirma o presidente do SIMTED, Onésio da Silva Medeiros, a devolução utilizando os próprios recursos do sindicato foi decidida durante uma reunião com a diretoria da entidade sindical. “Resolvemos utilizar os nossos próprios recursos financeiros e fazer a devolução dos valores descontados”.

Para o presidente do SIMTED o ressarcimento é uma forma de demonstrar e reforçar a credibilidade do sindicato.“Estamos garantido a palavra empenhada, porque havia a garantia do governo em não descontar e depois eles voltaram atrás e optaram pelo desconto.”, afirma. Onésio estima que aproximadamente R$ 3mil foram destinados ao ressarcimento dos funcionários administrativos da educação.

Nova Alvorada

O SIMTED de Nova Alvorada do Sul, também faz a devolução. De acordo com Irene do Carmo, presidente do SIMTED,a entidade sindical promoveu uma pesquisa para quantificar os valores descontados dos funcionários administrativos e está fazendo os depósitos dos valores referentes a cada administrativo. O ressarcimento está sendo através dos próprios recursos financeiros do Sindicato.

Rio Verde

Em Rio Verde o SIMTED já realizou a devolução. Para o presidente, Jorge Iberê Gomes Antunes,o SIMTED cumpriu a palavra empenhada. “Após o corte de ponto dos Servidores Administrativos da Educação, que participaram da paralisação, o SIMTED de Rio Verde cumpre o acordo feito com administrativos que aderiram ao movimento em prol da unificação das carreiras, efetuando o pagamento do dia descontado, usando recursos próprios, onde todos foram contemplados”, diz.

Anastácio

No município de Anastácio o SIMTED devolveu aos administrativos da educação o valor descontado pelo Governo do Estado “Confiamos nos deputados, mas o governo do Estado não cumpriu o prometido então decidimos fazer o ressarcimento com os próprios recursos do sindicato. Foi uma forma de mostrar que temos palavra e fortalecer a credibilidade do sindicato junto aos afiliados.”,avalia Rodney Custódio Ferreira,presidente do SIMTED de Anastácio.

De acordo com Rodney, 49 administrativos da educação, afiliados ao sindicato foram ressarcidos. “Os administrativos da educação que não puderam vir até nós fomos até a escola para fazer a devolução do valor descontado em folha”, explica o presidente do SIMTED.

Aquidauana

Na cidade de Aquidauna o SIMTED realiza uma rifa solidária para ressarcir os mais de 20 administrativos da educação do município que tiveram o desconto salário de maio.

Conforme explica o presidente do Sindicato professor Florêncio Garcia Escobar, os trabalhadores em Educação das duas redes públicas de ensino aderiram à campanha e estão colaborando para que os administrativos tenham o seu salário ressarcido. “Unidos somos mais fortes e com certeza esta iniciativa da FETEMS de incentivar os sindicatos a realizarem ações que visem à devolução deste dinheiro aos administrativos, que ganham tão pouco, nos fortalece, mostra para a nossa base que o movimento sindical da educação respeita cada um deles e que é preciso lutar para haver mudanças”, afirma.

A rifa do SIMTED de Aquidauana custa R$ 5, o prêmio é um Kit de Beleza e o sorteio será nesta sexta-feira (20).

Ribas do Rio Pardo

O SIMTED (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação) de Ribas do Rio Pardo efetuou o ressarcimento com recurso próprio de nove administrativos da educação que tiveram o dia de trabalho descontado.

Segundo a presidente do SIMTED, Maria Marta Pereira, o sindicato acatou a ideia dada pela diretoria da FETEMS e resolveu ressarcir os administrativos.

Maria Marta acredita que é uma maneira de mostrar para o poder público que o movimento sindical da educação é forte, respeita os trabalhadores e continuará lutando pelos seus direitos. “Quantificamos os valores descontados dos funcionários administrativos e fizemos o pagamento no dia cinco de julho, com os nossos recursos. Consideramos um absurdo o Governo destratar os trabalhadores que estão batalhando pelos seus direitos dessa maneira, somos organizados, unidos e continuaremos na luta sempre”, afirma.

Palavra Empenhada

Assiste ao vídeo do deputado governista Eduardo Rocha (PMDB) afirmando que não haveria o desconto com a anuência do governador.

Por: Da Redação