O primeiro compromisso da governadora em exercício Simone Tebet, nesta segunda-feira (23) foi uma visita às instalações da Associação dos Amigos das Crianças com Câncer (AACC/MS). Simone foi recebida pela vice-presidente da entidade Therezinha Selem e juntas visitaram todo espaço físico da instituição.
Simone conheceu a parte administrativa, a ala com 16 quartos que acomoda crianças e acompanhantes que vêm para Capital em busca de tratamentos, salão de beleza, brinquedoteca, lanchonete e o bazar que comercializa produtos doados, a preços acessíveis. “Trata-se de uma instituição de grande notoriedade em Mato Grosso do Sul. É uma associação de credibilidade, que atende mais de 60% das crianças em nosso Estado e conta com vários parceiros, como o Hospital Regional. A nossa visita é para reforçar a parceira do governo com projetos sociais e também a disponibilidade de recursos”, declarou a governadora em exercício.
A AACC/MS é uma instituição sem fins lucrativos, que atende crianças e adolescentes de zero a 19 anos, vindos da capital e do interior de Mato Grosso do Sul. Com capacidade para hospedar 60 pessoas (30 mães e 30 crianças) em fase de tratamento, os 400 voluntários que prestam serviços a instituição se revezam em vários atendimentos.
Em 2011 uma parceira entre o governo do Estado, Universidade Federal e AACC/MS permitiu a ampliação do atendimento às crianças com câncer através do Centro de Tratamento Onco Hematológico Infantil (CETOHI), localizado no Hospital Regional. A instituição conta ainda com Sede própria e Casa de Apoio.
Desde a fundação da AACC/MS, em março de 1998, cerca de 2 mil atendimentos foram feitos e a taxa de cura registrada pela entidade atinge 67%. De acordo com a vice-presidente da entidade para manter o trabalho de acompanhamento das crianças e a estrutura da AACC/MS, que atualmente conta com 70 funcionários, são indispensáveis doações e fundos arrecadados nos eventos promovidos pela entidade.
“Hoje, para manter nosso custo mensal, são necessário cerca de R$ 500 mil. Ninguém faz nada sozinho. As ajudas que recebemos da população com as doações e o trabalho voluntário, somados ao esforço do poder público, geram um intercâmbio de ações. Quando começamos sabíamos muito pouco a respeito desta doença, a cada dia estamos lutando, capacitando pessoas e profissionais para que nossas crianças tenham mais chances de cura”, esclareceu Therezinha Selem.
Os interessados em realizar trabalho voluntário ou fazer alguma doação devem entrar em contato através do telefone (67) 3322-8000. “O que não serve para você, pode ser útil para AACC”, finaliza a vice-presidente
Por: Da Redação