Estado

Seprotur esclarece e tranquiliza população sobre risco da “vaca louca” no Estado

 

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur) esclareceu nesta sexta-feira (7) o comunicado divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que divulgou a confirmação da existência de marcação priônica (proteína modificada) em amostra de célula de um bovino morto em 2010 no Estado do Paraná, mas descartou a morte da fêmea bovina por Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), popularmente conhecida como “vaca louca”, uma vez que os exames apontam que o animal não morreu desta doença.

De acordo com o comunicado oficial do Ministério, trata-se de um caso antigo. Na nota de esclarecimento, o órgão federal ressalta que foi detectado no animal o agente causador da EEB (príon), porém, não manifestou a doença e o animal não morreu por esta causa. “O animal possuía o vírus, mas não manifestou a doença”, explicou a secretária da Seprotur, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias.

O resultado dos exames realizados por um laboratório da Inglaterra, Animal Health and Veterinary Laboratories Agency, conclui que se trata de um caso antigo de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) e reforça a certeza de que o animal não morreu em decorrência da doença.

O comunicado enfatiza ainda que o episódio não reflete risco algum à saúde pública ou à sanidade animal, considerando que a fêmea bovina não morreu em decorrência da doença. A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) mantém a classificação do Brasil, e em implicação à de Mato Grosso do Sul, classificada como risco insignificante para EEB, enfatizando que o Brasil não tem indícios da doença. “Mato Grosso do Sul não tem nenhum tipo de preocupação. Assim como os outros Estados brasileiros temos a tranquilidade de que não existe contaminação alguma”, enfatiza Tereza Cristina ao dizer que o episódio é um caso isolado.

Alem de esclarecer os fatos a secretária de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo tranquilizou a população de Mato Grosso do Sul e os produtores rurais do Estado. “Temos em vigor uma lei estadual que foi promulgada em 2008 em que todos os animais que recebem ração são proibidos de receber ração com insumos de origem animal como cama de frango, farinha de osso e farinha de carne”, contou Tereza Cristina, ao lembrar que a doença é comum em animais que não vivem em pasto.

Tereza destacou que a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) tem realizado fiscalizações em todo o Estado para coibir qualquer irregularidade e garantir a sanidade animal. “Se durante fiscalização a Iagro detectar que estas rações estão sendo utilizadas a propriedade é interditada, os animais são enviados para abate e o produtor não é ressarcido. A população deve ficar absolutamente tranquila em relação ao consumo de carne bovina”, completa.

 

Por: Da Redação