Estado

Senai terá instrutores treinados pela John Deere em equipamentos agrícolas

 

A parceria técnica terá duração de dois anos e consistirá no aperfeiçoamento também na operação e manutenção de tratores e colheitadeiras

Parceria firmada ontem à noite (07/06), no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, entre o Senai de Mato Grosso do Sul e a John Deere vai possibilitar aos instrutores da entidade a formação técnica inicial e o aperfeiçoamento com foco em operação e manutenção de máquinas e implementos agrícolas nos centros de treinamento da indústria. “A parceria surgiu com o objetivo de aprimorar os conhecimentos tecnológicos dos nossos instrutores. A John Deere nos trará um conhecimento que deve ser multiplicado com agilidade e dinamismo junto aos nossos alunos”, disse o diretor-regional do Senai, Jaime Verruck, destacando que é preciso aperfeiçoar sempre, principalmente, no que se refere à tecnologia, que está em constante mudança.

Com vigência inicial de dois anos, a parceria Senai e John Deere, que prevê que as atividades de formação técnica inicial e aperfeiçoamento de instrutores serão realizadas nos locais indicados pela indústria, visando contribuir para o avanço tecnológico científico de ambas as partes. Além disso, o termo de cooperação técnica vai servir para estreitar as relações entre a entidade e a empresa, por meio de esforços conjuntos que tenham por objetivo definir e executar programas de formação técnica inicial e aperfeiçoamento focados em operação e manutenção básica de máquinas e equipamentos agrícolas.

O gerente de treinamento da John Deere para a América do Sul, Eugênio Fronza, reforçou que o objetivo de todo o processo, desde a compra até a utilização do produto, é fazer com que o operador e o cliente tirem o máximo de proveito. “Nos deparamos com duas situações, uma é a necessidade do concessionário capacitar seus funcionários para que sua tecnologia seja disseminada aos clientes, enquanto a outra é a existência de instituições como o Senai, que também podem fazer esse trabalho, mas de forma mais dinâmica”, destacou, garantindo que a parceria irá enriquecer os conhecimentos de ambas as partes, além de multiplicar de forma ágil as novidades tecnológicas dos maquinários agrícolas.

Evento

Com a presença de cerca de 130 pessoas, entre diretores do Sistema Fiems, instrutores e alunos do Senai e empresários, a cerimônia de assinatura da parceria técnica também contou com uma exposição de máquinas agrícolas da John Deere dotadas com tecnologia de ponta, sendo que algumas eram equipadas com equipamentos guiados por satélite e com a ajuda de um piloto automático, proporcionando mais precisão na hora da colheita. Outra novidade das máquinas expostas era a implementação de mecanismos que garantem o melhor aproveitamento do combustível, reduzindo o consumo e contribuindo com o meio ambiente.

Para o diretor da Comid Máquinas e representante das concessionárias da John Deere no Estado, Rafael Treherz, com o avanço constante da tecnologia, as máquinas do campo precisam apresentar novidades que contribuem cada vez mais para o aumento da produção rural. “O treinamento de pessoas contribui para o desenvolvimento social de qualquer região que invista nisso. Além disso, o nosso Estado possui boas oportunidades de emprego em todos os setores e está em grande expansão, mas ainda sofre com a falta de mão de obra qualificada”, destacou, lembrando que pessoal capacitado gera renda para a empresa e dinheiro no bolso do funcionário.

 

Por: Da Redação