Estado

Senadores pedem revisão de regras para operação das cooperativas de eletrificação rural

 

Em reunião com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, os senadores Ana Amélia (PP-RS), Waldemir Moka (PMDB-MS), Ivo Cassol (PP-RO) e Cidinho Santos (PR-MT) pediram, ontem (6), a revisão das regras de operação das cooperativas de eletrificação rural.

Os parlamentares destacaram que a atual regulamentação vem colocando em risco a continuidade das empresas desse setor, que atende milhares de produtores e moradores das áreas rurais em todo o país.

Após receber, de Ana Amélia e Moka, documento assinado pelo presidente da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Márcio Lopes de Freitas, o ministro encaminhou o pedido para análise da assessoria jurídica. A solicitação é para readequação dos decretos 4.541/2002 e 7.891/2013, com alterações que respeitem as características do cooperativismo.

Os senadores destacaram que o trabalho das cooperativas de eletrificação rural também é social, pois atua em regiões no interior do país que possuem baixa densidade populacional. Por isso, reforçou Ana Amélia, o setor precisa de um olhar cuidadoso para que possa continuar o trabalho de universalização da energia elétrica no Brasil.

Moka, por sua vez, enfatizou que o problema é especialmente grave no Rio Grande do Sul, mas que atinge cooperativas de diferentes regiões do país. “Temos problemas semelhantes em Mato Grosso do Sul”, acrescentou.

 

Por: Da Redação