Em audiência pública na terça-feira (20), o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado Federal, questionou o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, sobre o acordo Mercosul-União Europeia. Ele respondeu que a assinatura deve ocorrer até o fim da presidência pro tempore brasileira do bloco, que se inicia em julho.
O acordo, segundo o senador Nelsinho Trad, é considerado estratégico para Mato Grosso do Sul, com impacto direto no agronegócio, na indústria e na logística de exportações. “O estado, que é destaque nacional na produção de carnes, grãos e celulose, tende a se beneficiar com a redução de tarifas e barreiras comerciais”, prevê o senador Nelsinho Trad, uma das principais lideranças nas articulações internacionais em defesa dos interesses do Brasil e de Mato Grosso do Sul.
Durante a audiência, o senador Nelsinho ainda acompanhou as discussões sobre as tarifas unilaterais dos EUA e o posicionamento do Brasil nesse contexto de disputas comerciais, sempre atento aos impactos que medidas dessa natureza acarretam para a economia brasileira, em geral, e para os produtores do Centro-Oeste, em particular.
Liderança sul-mato-grossense na diplomacia
A atuação resoluta do senador Nelsinho Trad na presidência da CRE e em frentes como o Parlamento do Mercosul tem colocado Mato Grosso do Sul em destaque nas discussões sobre política externa e comércio internacional.
O senador Nelsinho Trad tem sido uma voz constante na defesa da Rota Bioceânica — corredor internacional que ligará o Brasil aos portos do Chile, passando por Paraguai e Argentina. A iniciativa, que já conta com mais de R$ 472 milhões em investimentos, é um dos pilares da política de integração defendida pelo senador, especialmente para garantir a competitividade dos produtos sul-mato-grossenses no mercado asiático.
*Informações e fotos Assessoria de Imprensa do Senador