O mau uso dos agrotóxicos e suas consequências para a saúde dos sul-mato-grossenses é um dos temas do seminário “Os Impactos dos Agrotóxicos na Sociedade: saúde, trabalho e meio ambiente”, que será realizado no próximo dia 17 de agosto, a partir das 13 hs, no plenário Júlio Maia, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.
Hoje, o Brasil é o país campeão mundial no consumo de agrotóxicos, inclusive no uso dos produtos proibidos no exterior. O intenso uso destes venenos tem causado danos, contaminando solos, lençóis freáticos e os alimentos, que chegam aos consumidores. O seminário visa discutir quais impactos estão sendo causados pelo uso exacerbado dos agrotóxicos nas lavouras brasileiras.
Em MS, cada pessoa consume proporcionalmente até 40 litros de agrotóxicos por ano, quase seis vezes a mais do que a média nacional per capita, que é de 7,3 litros por ano.
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) aponta que parte dos alimentos industrializados ou não, estão contaminados, sejam em menor ou maior grau. Produtos derivados de milho, soja e trigo como: pães, bolachas, cereais matinais são alguns destes exemplos.
A exposição e o consumo de produtos contaminados em médio e longo prazo podem causar distúrbios neurológicos, problemas respiratórios, cardíacos, pulmonares, no sistema imunológico e na produção de hormônios, além de má formação fetal.
O evento trará discussões sobre a relação do aumento do índice de câncer no país, que quadruplicou nos últimos 20 anos, com o uso incorreto dos agrotóxicos. Outro tema polêmico será a fiscalização para liberação novos agrotóxicos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que sofre grande pressão e lobbys das indústrias químicas internacionais.
Serviço
O seminário “Os Impactos dos Agrotóxicos na Sociedade: saúde, trabalho e meio ambiente”, será realizado no próximo dia 17 de agosto, a partir das 13 hs, no plenário Júlio Maia, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. O evento é organizado pelo mandato do deputado federal Zeca do PT e pelo Comitê MS Contra os Agrotóxicos em parceria com os deputados estaduais Amarildo Cruz (PT) e Pedro Kemp (PT). (Assessoria de Imprensa)
PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO – OS IMPACTOS DOS AGROTÓXICOS NA SOCIEDADE:
- 13h – INSCRIÇÃO;
- 13h30 – ABERTURA
MESA I – DIAGNÓSTICOS E IMPACTOS DOS AGROTÓXICOS NO TRABALHO, SAÚDE E AMBIENTE
- 13h45 – Professor Dr°Wanderley A. Pignati – UFMT – Uma agricultura saudável é possível – a importância da campanha permanente no combate ao uso de agrotóxicos;
- 14h10 -Pesquisador Luiz Claudio Meirelles – FIOCRUZ O submundo dos agrotóxicos: consequências do poder econômico das empresas nacionais e multinacionais no lobby na liberação de agrotóxicos;
- 14H35 – Dr° Professor Luiz Felipe Ribeiro Pinto – Instituto Nacional do Câncer – Agrotóxicos e suas consequências na estrutura celular: sentença morte das populações expostas.
MESA II – GARANTIAS DE CONSOLIDAÇÃO DE SISTEMAS PRODUTIVOS VIÁVEIS E SEGUROS
- 14H55 – Professora DrªMárcia Rizzo – UFMS;
- 15H10 – Professor Dr° Dario Pires – UFMS – Contribuições da Química nas análises dos impactos no trabalho, saúde e ambiente;
- 15H25 – Professor Dr°Denilson de Oliveira Guilherme – UCDB Biotecnologia como Alternativa ao uso de Agrotóxicos;
- 15h45 – Biologo Olácio Komori – Presidente da Associação dos Produtores Orgânicos de MS – APOMS Viabilidade da Agro Ecologia na Produção de Alimentos;
- 16h05 – Marco Antonio Delfino de Almeida – Procurador do Ministério Público Federal Legislação sobre o uso de agrotóxicos;
- 16h25 – Encerramento e considerações finais – Leitura do documento produzido.