Com o objetivo de despertar a consciência ambiental e a importância da preservação dos recursos hídricos, a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) desenvolve trabalho de educação ambiental junto às populações atendidas com os sistemas de saneamento nas 68 cidades e 55 distritos operados pela empresa.
Dentre as atividades executadas, destacam-se as visitas às estações de tratamento da empresa, palestras direcionadas a alunos e à população em geral, participação em feiras, blitze educativas, entre outras. As ações são coordenadas pela Gerência de Meio Ambiente e Ação Social (Gemam) da Sanesul, com a participação de empregados das localidades e de diversas áreas da empresa.
Para se ter ideia desse trabalho, somente durante a semana em que se comemorou o Dia Mundial da Água (22 de março), as atividades da Sanesul ligadas à educação ambiental atenderam um público de quase 35 mil pessoas nos municípios atendidos pela empresa. O levantamento foi feito pela Gemam e mostrou um incremento de cerca de sete mil pessoas atendidas a mais do que no ano anterior.
Naquele período, foram realizadas 75 palestras educativas que enfatizaram a necessidade de se preservar os bens naturais para as gerações futuras, a importância do saneamento para a saúde e qualidade de vida da população e como a Sanesul opera seus sistemas. Os empregados da Sanesul participaram de nove mesas redondas que discutiram o tema e de duas passeatas. Mais de mil estudantes visitaram as estações de tratamento de água e de esgotamento sanitário, bem como poços e outras captações da Sanesul. Funcionários da Sanesul em 35 municípios se envolveram nas ações em comemoração ao Dia Mundial da Água.
Conforme a gestora de educação ambiental Cleide Pinheiro Martins, para o Dia Mundial da Água, a Sanesul entregou cerca de 30 mil unidades de material educativo e informativo, como cartilhas, fôlderes, sacos de lixo para carro e canetas.
Os trabalhos de educação ambiental realizados pela Sanesul são contínuos e visam atingir cada vez mais pessoas, de forma a fomentar o debate de temas relacionados às questões ambientais e de saneamento básico e multiplicar as ações de preservação dos recursos hídricos, conscientizando e mobilizando as pessoas a agir em prol das próximas gerações.
O técnico em saneamento da Sanesul de Três Lagoas, Walter Franco Bogamil, acompanha os alunos durante as visitas monitoradas aos sistemas de tratamento de água e de esgotamento sanitário em seu município. Enquanto a visita é realizada, Walter explica o funcionamento dos equipamentos e das estações, mostrando todas as etapas que envolvem os sistemas de saneamento, desde a captação, o tratamento e a distribuição da água, assim como a coleta, o tratamento e a disposição final dos efluentes tratados do esgoto.
Para ele, é muito importante que a Sanesul possa proporcionar esse aprendizado aos estudantes de várias idades. “A cada vinda de alunos, eu sinto o quanto a Sanesul está sendo útil à população estudantil, pois a teoria eles recebem na escola ou buscam até mesmo pela internet. Mas a prática, só por meio das visitas aos sistemas de tratamento da Sanesul. E essa experiência que proporcionamos a eles é muito gratificante para todos nós”, destaca o técnico em saneamento da Sanesul.
Por: Da Redação