Estado

Reunindo universidades e entidades, MS recebe o VER-SUS a partir do dia 5

 

Mato Grosso do Sul sedia entre os dias 5 e 16 de fevereiro, o VER-SUS. Trata-se de uma proposta do Ministério da Saúde, em parceria com a Rede Unida, com a Rede Colaborativa de Governo/UFRGS, com o Movimento Estudantil, com a UNE, e com outras entidades no intuito de retomar, em grande escala, os estágios e vivências no SUS para que estudantes universitários de diversos cursos possam vivenciar sua realidade e assim se qualificarem para atuação no sistema de saúde.

Em Mato Grosso do Sul o evento está sendo organizado pela UFMS, UCDB, Fiocruz Pantanal, Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande, Secretaria Estadual de Saúde e Escola de Saúde Pública. As ações acontecem em Campo Grande, Ladário, Aparecida do Taboado, Maracajú, Ivinhema, Corumbá, Costa Rica, Rochedo, Dourados e São Gabriel D’Oeste.

São 120 estudantes da saúde, de diferentes profissões e instituições de ensino do Estado, divididos em 18 grupos e que irão para alguns municípios do Mato Grosso do Sul onde ficarão imersos na realidade do SUS durante 10 dias, vivenciando experiências, identificando as potencialidades, limitações e desafios da rede de saúde em um contexto amplo de ensino-aprendizagem. Em cada grupo haverá um estudante facilitador que recebeu formação para exercer essa função no grupo.

O projeto pretende qualificar os futuros profissionais do SUS num espaço de formação e trabalho que dialogue com os novos processos organizativos do SUS, possibilitando aos estudantes um espaço privilegiado de interação e imersão no cotidiano do SUS em diversos territórios do país.

Mais informações com a professora Mara Lisiane de Moraes dos Santos, da UFMS, membro da organização do VER-SUS em MS: 8121-o152. (Com informações de Victor Barone)

 

Por: Da Redação