Ícone do site Pérola News

Queda no número de apreensões feitas pelo DOF comprova atuação intensa na faixa de fronteira

As estatísticas apresentadas pelo Departamento de Operações de Fronteiras (DOF) divulgadas pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) mostram que os números de apreensões de drogas em toda a extensão da faixa de fronteira diminuiu consideravelmente no período de janeiro a março de 2013, se comparados ao mesmo período de 2012.

A quantidade de maconha passou de 4,7 toneladas recuperadas no ano passado para duas toneladas apreendidas no primeiro trimestre de 2013. O quantitativo de cocaína recuperada neste ano foi de pouco mais de quatro quilos, enquanto em 2012 foram restaurados mais de 24 quilos do entorpecente. As apreensões de haxixe também foram menores em 2013, quando foram recuperados pouco mais de 2,8 quilos do entorpecente no primeiro trimestre. No mesmo período de 2012 foram reavidos 6,4 quilos de haxixe pelo DOF.

A pasta base apresentou grande diferença nos índices do entorpecente apreendido. Em 2013 dos meses de janeiro a março foram recuperados quatro quilos da droga, enquanto que no mesmo período de 2012 o Departamento de Operações de Fronteira apreendeu 56,4 quilos do entorpecente. O crack e o oxi não tiveram nenhuma quantidade apreendida no primeiro trimestre deste ano.

A queda no número de apreensões realizadas pelo Departamento de Operações de Fronteira deve-se ao incremento do Departamento em 2013 de acordo com o diretor geral do DOF, coronel Edilson Duarte. “Estes números são decorrência do aumento do efetivo, que cresceu 20%, e dos novos equipamentos, viaturas e armamento que recebemos”, detalhou o coronel.

O comandante ressalta ainda que as ações em toda a extensão de fronteira estão mais intensas com o aumento das equipes que atendem os municípios fronteiriços. “O efetivo da fronteira com a Bolívia dobrou e o contingente de pessoal que atende a extensão que faz divisa com o Paraguai aumentou consideravelmente. As ações estão muito mais intensas e a fronteira, cada vez mais segura”, declarou o coronel Duarte.

Apreensões por localidade

Os municípios que apresentaram as maiores quantidades de apreensões de maconha foram Ponta Porã, que contabilizou 335,1 quilos da droga apreendida e Amambai, que somou 197 quilos de maconha recuperada pelo Departamento de Operações de Fronteira. No total mais de meia tonelada de maconha foi recuperada nas ações comandadas pelo DOF.

As apreensões de cocaína feitas no mês de março, cerca de 3 quilos, incluíram 1,650 quilos da droga apreendida no município de Ponta Porã e outros 1,435 quilos recobrados em Iguatemi. O DOF recuperou ainda 1,866 quilos de haxixe em Iguatemi e 232 gramas de pasta base em Corumbá.

Números positivos

A análise dos números de apreensões feitas pelo Departamento de Operações de Fronteira (DOF) de janeiro a março de 2013 mostra que o número de pneus apreendidos foi de 326 unidades. No mesmo período do ano anterior (2012) foram recuperadas 96 unidades de pneus. A quantidade de veículos furtados ou roubados que foram recuperados em 2013 chegou a 18 unidades, enquanto em 2012 foi de 14 veículos.

Para o diretor geral do DOF, coronel Edilson Duarte, o balanço mostra que em decorrência das ações realizadas pelo DOF a quantidade de bens apreendidos diminuiu e em contrapartida, aumentou a quantidade de veículos de furto e roubo recuperados. “Isso mostra claramente que o DOF está atuando na fronteira e nas estradas do Estado. Estamos sempre em busca de novas rotas para atuação contra o tráfico. Os estudos para mapear estas rotas alternativas é uma constante da inteligência do DOF para coibir os crimes fronteiriços”, disse Duarte.

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile