O Procon alerta que produtos eletrônicos como MP3 players, videogames, telefones, etc. devem receber uma atenção maior, por serem caros e muito procurados. “Os produtos eletrônicos são os que mais despertam a atenção do consumidor, entretanto, o cuidado também deve ser maior já que em caso de fraude e se a entrega não for concluída, o consumidor terá um grande prejuízo. Desconfie de ofertas espetaculares, promoções imperdíveis e valores muito abaixo do mercado”, orienta o superintendente Alexandre Rezende.
“Nestes casos, o consumidor tem três opções: exigir o cumprimento forçado da entrega; ter a compra cancelada ou receber um produto similar. No caso do cancelamento, o ressarcimento do comprador deve ser feito de imediato, com juros e correção monetária”, acrescenta Alexandre Rezende.
Na hora de pagar, se a opção for o cartão de crédito, o cuidado precisa ser maior. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a empresa tem a obrigação de apresentar outras formas de pagamento, estabelecendo que as compras realizadas fora do estabelecimento comercial podem ser canceladas em até sete dias.
É preciso ficar atento às medidas adotadas pelo fornecedor para garantir a privacidade dos dados, principalmente no caso dos documentos pessoais, e se a página exibida apresenta um cadeado. Outra recomendação é usar uma senha difícil de descobrir, mesmo que seja preciso anotá-la, e não a repassar a outras pessoas.
O órgão orienta a guardar todos os dados das compras: número do protocolo, confirmação do pedido, todas as mensagens trocadas com o fornecedor, e outras informações que comprovem a compra e suas condições, o que facilita o processo de reclamação, se houver algum imprevisto.
Por: Da Redação