Presidente da Sanesul foi eleito para comandar a Associação das Empresas de Saneamento do país
O presidente da Sanesul, advogado José Carlos Barbosa, foi eleito nesta sexta-feira (25/5) presidente da Aesbe – Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais, que atuam em 25 Estados e 3.943 municípios, atendendo cerca de 76% da população urbana brasileira em abastecimento de água.
José Carlos disputou e venceu por 14 votos a cinco, o atual presidente da Aesbe e candidato a reeleição, Abelardo Oliveira Filho, da empresa de saneamento da Bahia. A eleição ocorreu no Recife, durante a 2ª Reunião Ordinária do Conselho da AESBE, realizada no Hotel Transamérica Prestige. Neste mesmo local, Barbosa assumiu o cargo para um mandato de dois anos.
“É uma honra e uma grande responsabilidade exercer este cargo”, disse Barbosa, assinalando que vai trabalhar para dar continuidade as ações que vinham sendo desenvolvidas pela Aesbe, sobretudo visando priorizar os recursos para melhorar os sistema de água e esgoto que são decisivos para elevar os indicadores de saúde e de qualidade de vida da população”, afirmou.
A eleição de Barbosa fortalece uma das maiores ações de desenvolvimento realizadas pelo atual Governo estadual: o investimento de R$ 1 bilhão em oito anos para garantir esgoto coletado e tratado para mais de 60% da população sul-mato-grossense. O presidente da Sanesul defendeu que o Governo Federal promova a desoneração do PIS/COFINS no faturamento de água e esgoto, permitindo as Companhias aplicar todos esses recursos em investimentos, com o objetivo de alcançar a universalização de um serviço essencial para a saúde, o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas.
Visibilidade
Com a eleição do presidente da Sanesul para a Aesbe, o programa de saneamento de Mato Grosso do Sul ganha visibilidade nacional e mais força para alcançar mais município s e comunidades. Fundada em 1985, com sede no Distrito Federal, a Associação atua na defesa da gestão regional para o saneamento por ser este o modelo que melhor atende aos interesses nacionais. A gestão regional dos serviços de saneamento possibilita aos municípios menores e de baixa renda o acesso à água e ao esgotamento sanitário com melhor qualidade, a preços módico, através da economia de escala e do subsídio cruzado.
Desde a sua posse, o governador André Puccinelli decidiu investir pesado no setor de saneamento. Mas primeiro, foi necessário equilibrar as contas da Sanesul e retomar a capacidade de investimento, o que já aconteceu no primeiro ano da gestão de José Carlos Barbosa. O bom desempenho ajudou o Governo estadual a aplicar todos os recursos do PAC em saneamento, investimento que garantirá em 2014, 100% de esgoto tratado para Ponta Porã e Dourados, 97% em Três Lagoas e 80% em Corumbá.
José Carlos Barbosa
O novo presidente da Aesbe é advogado, especialista em Direito Processual Civil, com mestrado em Direito e Estado pela Universidade de Brasília, pós-graduado em Direito Processual Civil pela Universidade da Grande Dourados, e graduado pela Faculdade de Direito da Socigran – Sociedade Civil de Educação da Grande Dourados. Foi eleito prefeito Municipal de Angélica (MS), na gestão 1989-1992. É professor licenciado da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD e da UNIGRAN – Universidade da Grande Dourados. Atualmente é Secretário Executivo do Fórum Nacional de Secretários de Saneamento, ocupa o cargo de Diretor-presidente da Sanesul desde janeiro de 2007 e acaba de ser eleito presidente da Aesbe – Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais.
Por: Da Redação