O governador André Puccinelli entregou mais 708 prêmios, que incluem tablets, netbooks e bicicletas, aos alunos da Rede Pública Estadual de ensino inseridas no Programa Escola para o Sucesso, nesta sexta-feira (11), no Parque Tarsila do Amaral, em Campo Grande. Os prêmios foram entregues a 13 escolas da Capital e duas escolas dos municípios de Bandeirantes, Ribas do Rio Pardo e Jaraguari.
“O prêmio é um estímulo para mim e para minha família. Meus três filhos ao me verem ganhar uma bicicleta ficaram mais estimulados a estudar seguindo o meu exemplo. Além disso, vai me ajudar no trabalho diário com o cultivo de hortaliças”, disse a aluna da Escola Estadual Zumbi dos Palmares, Devanir Santana da Silva, que aos 29 anos conquistou seu primeiro grande reconhecimento da vida escolar. “Vou continuar me esforçando ainda mais para poder, no próximo ano, alcançar a primeira colocação”.
O governador agradeceu aos secretários de Educação dos municípios, servidores administrativos das escolas, aos representantes da classe política pelo empenho e ressaltou que ações como estas são resultados do trabalho proporcionado pela união de esforços destas categorias, junto ao governo do Estado. Aproveitou a oportunidade para fazer um pedido aos pais dos alunos premiados. “Quero que vocês façam um compromisso com o governo do Estado para que seus filhos estudem e continuem se empenhando na vida escolar. Estimulem e acompanhem o desempenho dos filhos de vocês”.
Puccinelli ressaltou ainda a função dos prêmios concedidos aos estudantes. “Estes equipamentos, principalmente o tablet e o netbook, são instrumentos que devem auxiliar no cotidiano escolar. Vocês são os futuros homens e mulheres públicas, médicos, advogados, professores que farão acontecer na nossa sociedade”, enfatizou o governador.
Programa
Estabelecido em 2010, o programa Educação para o Sucesso premia os alunos matriculados na Rede Estadual de Ensino que apresentarem melhor desempenho escolar, com base nas avaliações bimestrais e na assiduidade às aulas, receberão, anualmente, prêmio que poderá ser em espécie, equipamentos ou materiais. Recebem o prêmio alunos do ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos.
Na primeira edição do programa, em 2011, foi premiado somente o primeiro colocado com um notebook. Nesta edição, o governo do Estado ampliou o programa, premiando os três primeiros colocados de cada turma. Em 2012, serão entregues 4.910 tablets aos primeiros classificados, 4.910 netbooks aos estudantes com o segundo melhor desempenho e 4.910 bicicletas para os alunos em terceiro lugar, totalizando 14.730 prêmios.
Para os próximos anos, o governador André Puccinelli estuda a possibilidade de aumentar ainda mais a premiação. “Minha vontade é de premiar os cinco melhores alunos. Queria chegar ao fim do meu mandato, em 2014, premiando cinco alunos. Ainda estou estudando a possibilidade financeira de realizar esta premiação, mas é uma vontade grande em poder proporcionar este prêmio”, finalizou o governador.
Estiveram presentes na entrega dos prêmios a secretária de Educação do Estado, Nilende Badeca, o deputado federal Edson Giroto, o deputado estadual Márcio Fernandes, os prefeitos de Bandeirantes e Jaraguari, lideranças políticas e comunitárias da região norte da Capital.
Por: Da Redação