Se você precisou emprestar dinheiro do banco e está pagando a conta ainda, há uma grande possibilidade de pagar menos pelo restante do seu saldo devedor. Pouca gente conhece, mas assim como na telefonia, existe agora a portabilidade de crédito, ou de dívida, como também é conhecida.
Segundo o Banco Central, a portabilidade de crédito é “a possibilidade que o cliente tem em poder transferir sua dívida de uma instituição para outra. A operacionalização da transação ocorre com a quitação antecipada de contratos de operações de crédito e de arrendamento mercantil, mediante o recebimento de recursos transferidos por outra instituição. As condições da nova operação devem ser negociadas entre a instituição que efetivará a transferência e o mutuário da operação original”.
Existente desde dezembro de 2006, a portabilidade pode ser um bom negócio na hora de rever as contas. Mas cuidado, antes de fazer a mudança confira com cuidado as taxas da transação e as condições que o novo banco oferece. (Estação Sebrae On-line, Ed. 83)
Por: Da Redação