Estado

PMA inicia nesta quarta-feira a Operação Semana Santa com 330 homens

 

A Polícia Militar Ambiental deflagra, a partir das 12 horas desta quarta-feira (27), até as 8 horas de segunda-feira, a “Operação Semana Santa”, contando com efetivo de 330 homens. A fiscalização foi intensificada desde a sexta-feira (22) em virtude de que aumenta a prática de pesca devido à tradição religiosa de se consumir peixe durante a Semana Santa. O número de turistas de fora e do Estado aumenta significativamente nos rios e a fiscalização precisa estar presente no intuito de se prevenir a pesca predatória.

Os Comandantes das 25 sub-unidades da PMA estarão intensificando a fiscalização em suas respectivas áreas. Em Corumbá, onde se detectou um aumento na prática de pesca, a operação se iniciou nesta segunda-feira (25). Serão desenvolvidas também barreiras e combate ao desmatamento e carvoarias irregulares, crime contra a fauna e outros crimes ambientais, com visitas às propriedades rurais. Quatro equipes de Campo Grande estarão itinerantes, em áreas mais críticas, fiscalizando todos os tipos de crimes e infrações ambientais.

Efetivo da Capital também reforçará as cidades do interior banhadas por rios piscosos, como Coxim, Aquidauana, Corumbá e Miranda. Atenção especial será dada ao rio Aquidauana, tendo em vista ser um rio bastante piscoso, com várias cidades lindeiras, com tradição de pesca desportiva e profissional, bem como a existência de vários hotéis pesqueiros e de ranchos de lazer.

O Posto Avançado localizado na Cachoeira do Sossego, no rio Aquidauana, em Rochedo (MS), continuará funcionando, pois há quatro anos ele tem sido mantido, mesmo depois do encerramento da operação piracema, em razão do alto índice de pesca predatória na região.

A operação do ano passado foi a que realizou mais autuações desde 2005. Foram 47 pessoas autuadas e a PMA aplicou R$ 70 mil em multas.

 

Por: Da Redação