Estado

PF combate trabalho análogo a de escravo em Corumbá

 

A Polícia Federal, nesta quinta-feira (25), deflagrou a Operação Feronia, com vistas a cumprir quatro mandados de busca e apreensão em propriedades rurais em Corumbá e em Dois Irmãos de Buriti.

A operação tem por finalidade constatar possíveis práticas delituosas como exploração de trabalhadores em regime análogo à escravidão, apropriação de benefício previdenciário de pessoa idosa, difamação, injúria e lesão corporal, além de resgatar eventuais vítimas submetidas a condições degradantes de trabalho ou em situação análoga à escravidão.

As investigações se iniciaram a partir de denúncias de dois trabalhadores que estavam sendo submetidos a condições degradantes de trabalho em propriedades rurais da região de Porto Esperança, em Corumbá/MS. Verificou-se então que uma das vítimas, que havia conseguido deixar o local, estava sendo persuadida a retornar ao trabalho, porém em outra propriedade e nas mesmas condições da anteriores.

A Operação Feronia contou com participação de servidores do Ministério Público do Trabalho e Ministério do Trabalho e Emprego, além do apoio aéreo da Polícia Federal.

O nome da operação faz alusão à deusa romana que concedeu liberdade aos escravos e direitos civis à parte mais humilde da sociedade na época.   

A Delegacia da Polícia Federal em Corumbá mantém canal de denúncias anônimas através do e-mail uip.cra.ms@pf.gov.br e do telefone 67 9 9202 8240.  Caso saiba de informações sobre este ou outros casos de competência da PF, entre em contato.

Balanço da Operação Feronia

1 homem preso em flagrante por submeter trabalhador em condições análoga à escravidão e porte ilegal de arma de fogo;
1 homem preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo;
1 trabalhador resgatado em condições de trabalho análogo à escravidão;
4 armas apreendidas;
1 celular apreendido.

*Comunicação Social da Polícia Federal em MS