Ícone do site Pérola News

Para Ministra da Pesca, Aquário será um grande indutor da educação ambiental

O Aquário vai trazer um salto de qualidade nas relações de MS com o Brasil e com o mundo", disse a Ministra

A ministra da Pesca e Aqüicultura, Ideli Salvati, que participou ontem (23) da assinatura da ordem de serviço para a construção do Aquário do Pantanal, destacou o empreendimento com um grande fomentador da educação ambiental.

“O Aquário vai trazer para um único local toda a diversidade do Pantanal. Terão todas as espécies pantaneiras, servindo de atividade turística, de pesquisa, e sem sombra de dúvida, se tornará um grande equipamento para a educação ambiental” destacou a Ministra.

“Vai trazer um salto de qualidade nas relações de Mato Grosso do Sul com o Brasil e com o mundo. Um projeto que se expandirá par ao Brasil e para o mundo” afirmou Ideli.

O valor apresentado pela Egelte é de R$ 84.749.754,23. A intenção do Governo do Estado é entregar a obra para a população sul-mato-grossense no 36º aniversário de criação do Estado.

A obra está na fase de terraplanagem. Já foram replantados 54 ipês brancos, 02 ipês amarelos, 02 ipês roxos, 01 ipê amarelo do cerrado, 01 bocaiúva, 01 coqueiro, 01 farinheira, 01 goiabeira e 01 imbaúva, totalizando 64 árvores. Ao lado da obra está em fase de conclusão um centro receptivo do Aquário do Pantanal.

O espaço será aberto à visitação pública e apresentará a estrutura do Aquário. Guias de turismo treinados acompanharão os visitantes e apresentarão detalhes do projeto. No local também serão projetadas imagens da fauna dos rios: espécies de peixes dos rios pantaneiros e de Bonito.

Aquário do Pantanal

O local deve entrar em operação no final de 2013 e terá capacidade para receber 20 mil visitantes por dia. Inicialmente projetado para impulsionar o turismo, o aquário teve seu objetivo ampliado para servir também como centro de pesquisa científica e de educação ambiental. O projeto dos 18.636 metros quadrados da construção tem assinatura do arquiteto Ruy Othake.

O espaço irá abrigar um centro de conferências, laboratórios e biblioteca para livros e teses sobre o Pantanal, instalações que foram desenhadas lado a lado com os 24 tanques de peixes, jacarés, sucuris, entre outras espécies.

Além do ambiente interno, que inclui um túnel de 180 graus, o aquário terá cinco tanques externos, que poderão ser percorridos a pé ou em um trajeto aquaviário em barco com fundo de vidro.

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile