Com mais de 20 equipes trabalhando em 50 municípios, o Departamento de Operações de Fronteira (DOF) garantiu um carnaval tranquilo nas cidades localizadas ao longo da faixa de fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai e a Bolívia, com operações que tiveram início na sexta-feira (13) e encerraram nesta quarta-feira (18).
Durante o período de folia os homens do DOF abordaram e vistoriaram 1.671 carros de passeio, 47 ônibus, 206 caminhões e abordaram e checaram 1.660 pessoas. As ações resultaram nas prisões de 5 pessoas e apreensões de 174 quilos de maconha, 1.500 pacotes de cigarros avaliados em mais de R$ 52 mil, 62 pneus, 500 quilos de roupas contrabandeadas e mais um veículo utilitário carregado de brinquedos. Também foi recuperado um carro que foi roubado no último dia 9 de fevereiro em Curitiba (PR).
Além das atividades normais prestadas pelas equipes do DOF por ocasião do carnaval, foi frustrado juntamente com 3ª Batalhão de Policia Militar de Dourados, um plano de fuga na Penitenciária Estadual de Dourados. De acordo com o diretor do Departamento de Operações de Fronteira, tenente-coronel Ary Carlos Barbosa, o saldo das operações foi bastante positivo.
“Apesar da área de fronteira ser extensa, o efetivo empregado na operação é especializado nesse tipo de policiamento e, juntamente com um planejamento operacional voltado para o carnaval, conseguimos garantir sucesso das ações preventivas nos horários e locais mais suscetíveis de ocorrências de ilícitos penais em cada região. As barreiras, bloqueios e abordagens nas rodovias inibem ações criminosas de contrabandista e traficantes de drogas e armas, bem como, roubos e furtos de veículos e cargas, garantindo o fluxo tranquilo de veículos e pessoas na área de fronteira”, explicou o diretor do DOF.
Além do perímetro urbano, as operações do Departamento de Operações de Fronteira se estenderam também nas rodovias federais, estaduais e estradas vicinais que cortam Mato Grosso do Sul.
Por: Da Redação