Estado

“Nova unidade agroindustrial de bioenergia traz empregos e desenvolvimento sustentável”, afirma André

 

O governador André Puccinelli participou nesta quinta-feira (3) da inauguração da Unidade Agroindustrial – ETH Bioenergia, no município de Costa Rica. A unidade é a terceira usina da ETH em Mato Grosso do Sul e recebeu um investimento da ordem de R$ 1 bilhão, com capacidade de processar 3,8 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, produzindo cerca de 380 milhões de litros de etanol e 380 GWh de energia elétrica.

Para o governador André Puccinelli, a instalação da Unidade Costa Rica demonstra a diversificação econômica do Estado e a preocupação em gerar mais empregos para o município. “Esta é a 24ª usina em funcionamento em Mato Grosso do Sul. Com isso, o município de Costa Rica, que já vinha de um impulso econômico muito grande, tende a crescer mais ainda com a produção de etanol, energia e principalmente a geração de empregos. Ao todo, serão 1.500 novos empregos diretos e mais três mil indiretos envolvidos na produção de energia limpa, ou seja, é um desenvolvimento totalmente voltado à sustentabilidade”, destacou Puccinelli.

Acompanhado pelo presidente da ETH Bioenergia, José Carlos Grubisich, o prefeito de Costa Rica, Jesus Queiroz Baird, o senador Delcídio do Amaral e a secretária de Estado de Produção e Turismo (Seprotur/MS), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, o governador visitou parte das instalações da nova usina de bioenergia.

Indústria e meio ambiente

Além da nova unidade no município de Costa Rica, os municípios de Nova Alvorada do Sul e Rio Brilhante também contam com uma unidade da ETH Bioenergia. De acordo com o presidente da empresa, José Carlos Grubisich, as unidades focam o crescimento econômico paralelo ao cuidado com o meio ambiente. “As usinas instaladas em Mato Grosso do Sul entraram em operação em um tempo recorde, mas deve-se destacar que além do investimento de base industrial, houve também o investimento na base agrícola, já que em três anos plantamos mais de 150 mil hectares de cana-de-açúcar própria, com apoio do governo do estado e dos municípios. As unidades instaladas no estado têm como característica a geração de energia limpa e renovável 100% mecanizada, contribuindo para a preservação do meio ambiente”, afirmou o presidente.

O prefeito de Costa Rica, Jesus Queiroz Baird, destacou os impactos sociais e econômicos que o município receberá com a instalação da nova usina. “O município de Costa Rica passará por uma transformação social e econômica recebendo um investimento deste porte. Podemos destacar os segmentos da moradia, saúde e emprego como os principais setores a passarem por essa transformação. São diversos os municípios que buscam um empreendimento dessa envergadura, e Costa Rica é uma das beneficiadas. O município passa agora a integrar a região Norte como um dos expoentes econômicos de Mato Grosso do Sul”, destacou o prefeito.

Controlada pela Odebrecht, a ETH Bioenergia atua na produção e comercialização de etanol, energia elétrica e açúcar. Na safra 2008/09, a Unidade Eldorado em Rio Brilhante, adquirida pela ETH em 2008, moeu 1,9 milhões de toneladas e produziu 120 milhões de litros de etanol e 73 mil toneladas de açúcar. Na safra 2009/10, a moagem atingiu 2,2 milhões de toneladas de cana, 130 milhões de litros de etanol e 86 mil toneladas de açúcar.
Já a Unidade Santa Luzia, em Nova Alvorada do Sul, implantada em 2009, tem capacidade máxima de moagem de três milhões de toneladas de cana-de-açúcar. Na safra 2009/10, a produção foi de 62 milhões de litros de etanol.

 

Por: Da Redação