A nova Diretoria do Sistema Fiems, que foi eleita em chapa única e de consenso no último dia 19 abril para o quadriênio 2011/2015, tomou posse oficial nesta segunda-feira (23/05), durante reunião ordinária realizada no 6º andar do Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande. Composta por 28 membros, entre diretores, conselheiros fiscais e delegados junto à CNI (Confederação Nacional da Indústria), a nova Diretoria terá a cerimônia pública de posse na próxima segunda-feira (30/05), às 19h30, no auditório térreo da Casa da Indústria.
Após assinar o termo de posse, o presidente da Fiems, Sérgio Marcolino Longen, ressaltou que o maior desafio dos próximos quatro anos será reduzir a falta de mão de obra qualificada para o setor industrial no Estado. “Nesse sentido, já estamos levando aos bairros de quatro regiões da periferia de Campo Grande os cursos gratuitos de capacitação profissional do Senai no âmbito do Programa Indústria Ativa. Além disso, pretendemos levar essa iniciativa para outros municípios, onde as indústrias estão sendo implantadas e também necessitam de profissionais qualificados”, declarou.
O 1º vice-presidente da Fiems, Alonso Resende do Nascimento, reforça que o grande gargalo do setor industrial no Estado é a falta de mão de obra qualificada. “Temos de continuar investindo pesado em capacitação profissional, mas sem esquecermos-nos de outras ações que contribuam para o desenvolvimento industrial. Na verdade, não queremos fazer apenas uma gestão de continuísmo, vamos procurar inovar para atender os industriais de uma maneira mais eficiente”, pontuou.
Na avaliação do 1º diretor-secretário da Fiems, José Francisco Veloso Ribeiro, hoje a entidade tem de continuar trabalhando com foco no atendimento às indústrias, principalmente, na questão da qualificação profissional. “O Sistema Fiems tem feito muitos investimentos no interior do Estado, como Paranaíba, Naviraí, Dourados, Três Lagoas e Corumbá, que concentram um número maior de indústrias e, consequentemente, a demanda por qualificação é muito grande. A nossa posição estratégica aliada aos benefícios fiscais e ao apoio integral da Fiems está atraindo novas empresas e, para continuar atendendo a todas com qualidade, teremos de continuar investindo”, declarou.
Para o 4º vice-presidente da Fiems, Lourival Vieira Costa, a bandeira da nova Diretoria será a qualificação para sanar o maior gargalo do setor. “Hoje, no Estado, não há falta de vagas no setor industrial, o que enfrentamos é a ausência de profissionais qualificados”, lembrou. O 1º diretor-tesoureiro da Fiems, Altair da Graça Cruz, acrescenta que a nova Diretoria vai dar prosseguimento nas ações que foram realizadas na área de capacitação, focando cada vez mais no crescimento do setor. “O nosso grande desafio será reduzir o déficit por mão de obra qualificada, pois a demanda está muito alta”, pontuou.
Confira abaixo a composição da nova Diretoria da Fiems empossada oficialmente:
Diretoria
Presidente – Sérgio Marcolino Longen
1º vice-presidente – Alonso Resende do Nascimento
2º vice-presidente – Adilson Pimenta Grava dos Reis
3º vice-presidente – Ivo Cescon Scarcelli
4º vice-presidente – Lourival Vieira Costa
5º vice-presidente – Luiz Cláudio Sabedotti Fornari
1º diretor-secretário – José Francisco Veloso Ribeiro
2ª diretora-secretária – Cláudia Pinedo Zottos Volpini
1º diretor-tesoureiro – Altair da Graça Cruz
2º diretor-tesoureiro – Edis Gomes da Silva
Diretores
Isaías Bernardini
Raul Alves Barbosa
Edemir Chaim Asseff
Lenise de Arruda Viegas
Gilson Kleber Lomba
Irineu Milanesi
Antonio Breschigliari Filho
Julião Flaves Gaúna
Kleber Luiz Recalde
Juarez Falcão Alves
Conselho fiscal – Efetivos
Sidnei Pitteri Camacho
Sandro Luiz Mendonça
João Batista de Camargo Filho
Conselho fiscal – Suplentes
Milene de Oliveira Nantes
José Paulo Rímoli
Lígia Queiroz de Brito Machado
Delegados representantes junto à CNI – Efetivos
Sérgio Marcolino Longen
Roberto José Faé
Delegados representantes junto à CNI – Suplentes
José Francisco Veloso Ribeiro
Alfredo Fernandes
Por: Da Redação