Na Assembleia Legislativa, Eduardo Riedel fala em pacificação e assume compromisso de estar aberto ao diálogo
Na instalação da 12ª Legislatura, nesta quarta-feira (1º), o governador Eduardo Riedel fez um reconhecimento público ao trabalho realizado e ao papel fundamental da Assembleia Legislativa na solução de problemas e defendeu a convergência da classe política em busca de soluções para a vida das pessoas. Na cerimônia, os deputados estaduais tomaram posse e foi realizada a eleição da nova Mesa Diretora (2023-2024).
“Aproveito esta preciosa oportunidade para fazer um alerta e uma reflexão: os inúmeros problemas que nos desafiam não podem ser subdimensionados e atropelados pelas razões da luta ideológica entre os diferentes lados e pela trágica conflagração entre irmãos. Afinal, os dois campos políticos hoje divergentes acabam portadores de desafios comuns. Eles se reencontram, por exemplo, na busca por emprego e melhor renda – oportunidades para melhorar de vida”, disse.
Riedel destacou ainda que todos, independentemente do campo partidário, querem um sistema de saúde mais próximo, descentralizado, regionalizado e resolutivo, a assistência aos mais necessitados, a redução da desigualdade social e uma educação pública de alta qualidade e que isso não será atingido por meio de uma luta política radicalizada. “Os projetos de vida tão sonhados por todos, sem exceção, não carregam tintas partidárias”, resumiu.
“O discurso de ódio que vem sendo alimentado todos os dias pelos incautos representa um risco exponencial à nossa capacidade de construir grandes convergências, através de projetos coletivos, para juntos podermos avançar muito mais”, alertou.
O governador declarou também saber que há muito o que avançar e que isso só é possível por meio do diálogo. “Vamos reconstruir as pontes entre nós, para que todos possamos caminhar de forma segura por elas, em direção a um novo futuro para todos”.
Riedel disse ainda estar aberto para debater soluções. “Este Parlamento encontrará à frente do Estado um governador disposto ao diálogo; sensível e atento às causas coletivas; aberto às inovações que representem ganhos de qualidade; seguro e convicto das ideias que lastreiam o nosso programa, cujo ponto de chegada é um estado próspero, verde, inclusivo e digital; e absolutamente consciente das suas enormes responsabilidades”.
Novo presidente da Casa de Leis, Gerson Claro declarou que fará um mandato pautado pelo diálogo propositivo e compromissado com a democracia e respeito ao contraditório. “Este Parlamento está onde sempre esteve: pronto para cumprir o seu papel, defendendo os princípios da nossa Constituição, respeitando as leis, advogando as causas coletivas e promovendo o bem comum, ao lado do nosso povo”.
A Mesa Diretora contará ainda com Renato Câmara na 1ª Vice-presidência; Zé Teixeira na 2ª Vice-presidência; e Mara Caseiro na 3ª Vice-presidência. Paulo Corrêa é o novo 1º secretário. Pedro Kemp e Lucas de Lima, respectivamente, ficaram como 2º e 3º secretários.
Deputado eleito, Pedro Arlei Caravina também tomou posse, mas avisou que irá se licenciar para dar continuidade ao trabalho na Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica. Ele ainda assumiu o compromisso de, na função de secretário, ser parceiro da Assembleia Legislativa.
Também participaram da abertura dos trabalho da 12ª Legislatura, os secretários Eduardo Rocha (Casa Civil), Jaime Verruck (Semadesc), Antonio Carlos Videira (Sejusp), Flávio César (Sefaz) e Ana Carolina Nardes (SAD); a diretora-presidente do EPE (Escritório de Parcerias Estratégicas), Ana Carolina Ali Garcia; controlador-geral do Estado, Carlos Girão; e o secretário-executivo Sérgio de Paula, além de presidentes de entidades representativas da sociedade, de prefeitos e deputados empossados, entre outras autoridades.
*Paulo Fernandes, Comunicação do Governo de MS / Foto capa: Saul Schramm