Ícone do site Pérola News

MS: Sebrae alinha ações com entidades do CDE

Mato Grosso do Sul registrou crescimento de 51% no número de Micro e Pequenas Empresas (MPE) em pouco mais de uma década. Entre 2000 e 2011, o total de empreendimentos com renda máxima anual de até R$ 360 mil (ME) e até R$ 3,6 milhões (EPP) cresceu de 48,9 mil para 73,7 mil.

Os dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) dão um termômetro da evolução do empreendedorismo no Estado e balizam a construção do Plano Plurianual de Atividades (PPA) que vai nortear as atividades do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no próximo quadriênio.

Integrantes do Conselho Deliberativo Estadual (CDE), diretoria, gerentes e gestores da instituição no Mato Grosso do Sul se reuniram na manhã desta terça-feira (25), no Novotel, em Campo Grande, para delinear as ações relativas ao período de 2014 a 2016. Ao traçar as diretrizes do PPA, o Sebrae no MS está estreitando relações com as entidades integrantes do Conselho, com objetivo de estabelecer convergência entre prioridades e ações que delinearão os projetos para o próximo período.

Para o presidente do CDE, Eduardo Corrêa Riedel, a atuação conjunta das vai potencializar os bons resultados registrados pelo empreendedorismo. “O compartilhamento vai fortalecer as ações e ampliar seu alcance, evitando que haja sobreposição. São entidades parceiras, unidas pelo mesmo objetivo de desenvolver o Estado”, avalia o dirigente.

As metas gerais para as ações do Sebrae/MS no próximo quadriênio partem dos números obtidos este ano, os quais totalizam 21,8 mil empresas atendidas, sendo que dessas 11,9 mil são microempresas. A previsão é chegar a 28,5 mil empresas atendidas em 2016, sendo 15,6 mil microempresas. Outra meta é passar de 18 para 36 o número de municípios com a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas implementada. A previsão é que o PPA seja concluído em outubro.

O Conselho Deliberativo do Sebrae é formado por representantes de 11 entidades e instituições: Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Federação das Indústrias do Estado de MS (Fiems), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Caixa Econômica Federal (CEF), Banco do Brasil (BB), Associação das Microempresas do Estado de MS (Amems), Federação das Associações Empresariais de MS (Faems), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso Do Sul (Fundect), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul (Fecomércio) e Sebrae.

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile